Muito se tem falado e muito de tem dito sobre as escolhas de cada um no que respeita à defesa da nossa máquina contra os vírus e afins.
As empresas lutam por um pedaço de Céu, lançam programas com trunfos sempre na ânsia de despoletar no utilizador desejo.
O VB100 por muitos anos, foi e é um o boletim de vírus que realiza testes comparativos independentes de produtos de antivírus. Certamente, os testes do boletim de vírus são reconhecidos extensamente dentro da indústria.
Os testes tendem a focalizar nas taxas da detecção de vírus e na velocidade do scan e como cada produto funciona quando faz a varredura de um arquivo e a sua eficácia em limpar o arquivo.
A concessão VB100 foi introduzida primeiramente em 1998. A fim indicar o logo VB100, a um produto de antivírus que deve ter demonstrado em nossos testes aquele:
* Detectar todos os vírus selvagens durante ambos on-demand e o on-access.
* Não gerar nenhum positivo falso ao fazer a varredura de um arquivo limpo.
O produto deve cumprir estes critérios em seu estado padrão.
Afinal qual é o melhor antivírus da actualidade?
Esta é uma questão difícil de responder, nem nós queremos aqui responder a esta questão. Antes queremos responder a outra questão:
Qual será o mais equilibrado antivírus da actualidade?
Sim esta parece-me a ideal para um universo de utilizadores com características bem próprias.
Mostramos este TOP 10 para que se esgrimissem em argumentos e arrasassem os seus concorrentes, assim comparamos factores de relevo, como por exemplo: o preço, o seu consumo, o tamanho, a renovação da licença… fomos mais longe ainda, fomos ate à base de dados da VB100 para que não restasse nenhuma duvida.
Para que possam ver o nosso teste apresentamos a seguinte imagem:
Podemos então ver que nem sempre os gigantes vencem e nem sempre os factos são reais e nem tudo o que se fala é verdade. Pelo menos para a nossa amostra.
Não queremos aqui tirar nem colocar nenhum deles num trono, mas a olhos nu podemos verificar que quem de destacou foi o NOD32. Não estamos a liderar uma constatação, corroboramos com dados publicitados onde este foi merecedor de 45 prémios, devido ao seu baixo consumo, atribuídos pela VB100.
Em segundo lugar fica o KAV 7 que alcançou 39 prémios da VB100 e o seu tamanho e consumo são aceitáveis para um Antivírus quase venerado por todos os meios.
Em terceiro lugar fica o Mcafee VS 10 que foi premiado pela VB100 com 32 prémios onde o seu tamanho e o seu consumo invejam a muitos outros.
Ao nível pessoal destaco a experiência e conhecimento de vários produtos, desde os gratuitos ao mais badalados da nossa praça. Quero também referir que é apenas uma forma de mostrarmos a nossa preferência, suportada por alguns destes testes feitos pelas altas autoridades na matéria. No entanto os restantes produtos são eficazes e podem ter como é óbvio a vossa preferência sem que isso belisque a segurança.
Juntem, como é normal, as vossas opiniões, a vossa experiência resultará numa apreciação mais extensa e tornará enriquecedor este nosso estudo.