Atualmente tudo serve para engendrar um esquema para enganar e roubar o utilizador mais incauto.
Foram várias as pessoas a cair numa fraude que recorria a uma app para Android, no valor de 335 euros, tudo em troca de um logótipo da criptomoeda Ethereum.
Existe uma app “Ethereum” ilegítima que afirma vender-lhe um Ether, a criptomoeda derivada do blockchain Ethereum. Tudo muito certo, mas isto é mais uma farsa – os utilizadores estão a ser levados a comprar uma foto do seu logótipo.
Um recente Tweet do investigador de malware, Lukas Stefanko, mostrou uma app na Google Play Store que afirma vender ao comprador um Ether de cada vez, ao preço de 335 euros (quase 100 euros a mais do que o valor de mercado atual da Ether).
Buying Ethereum app is not the same as buying #Ethereum.
Scam app for €335 only displays ETH logo. pic.twitter.com/msBYiT7Gqq— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) August 21, 2018
Até agora, mais de 100 pessoas foram insensatas o suficiente para comprar a app, ou talvez tenham sido enganadas.
Isto é, se virmos quem está a oferecer a app, a Google Commerce Ltd, facilmente pensamos que é… totalmente legítimo!!!
Obviamente que não se trata de uma app legítima da Google. O verdadeiro programador mascara-se de “Google Commerce Ltd” como se pode ler na descrição da app, mas obviamente que se trata apenas de uma tentativa de ludibriar a loja de aplicações e os seus utilizadores.
Esta é mais uma das falhas detetadas na loja de aplicações da Google, isto numa altura em que a gigante das pesquisas tenta vedar a sua loja a estas fraudes, que têm enganados centenas e centenas de pessoas que correm atrás das criptomoedas.
Segundo podia ser visto, esta app foi atualizada no dia 14 de agosto de 2017. Vários testemunhos referem que a Google já a removeu, mas mesmo assim ainda fez algumas vítimas.
Há poucos meses, a Google anunciou que estava a proibir e a banir a distribuição de aplicações (e extensões para o seu browser) de mineração de criptomoedas da sua Play Store, na tentativa de garantir um ambiente positivo para utilizadores e programadores.
Pelo menos essa é a vontade da empresa, há a intenção e algum esforço para isso, contudo, como destacado pelo Hard Fork, a Google não está a fazer muito quando se trata de impedir que essas apps ilícitos cheguem à Play Store em primeiro lugar.
Nas próximas semanas, quando a janela de 30 dias de alterações nas políticas da Play Store entrar em vigor, as apps de mineração serão removidas da loja da Google.