Pplware

França quer bloquear rede TOR e hotspots públicos

Foi no passado dia 13 de Novembro que a França sofreu um dos piores ataques terroristas dos últimos anos.

As investigações relativas ao que aconteceu em Paris continuam e recentemente soube-se que o governo Francês pretende mesmo bloquear a rede TOR e acabar com os hotspots públicos.

O ataque terrorista à cidade de Paris, levado a cabo por extremistas islâmicos, fez 130 mortos e mais de 300 feridos. As entidades francesas têm tomado um conjunto de medidas com vista a evitar novos ataques e garantir a máxima segurança dos seus cidadãos.

De acordo com a informação avançada pelo Le Monde, baseada em documentos internos do governo francês, a rede TOR e hotspots públicos poderão ser bloqueados em França brevemente.

Levando esta medida para a frente, a ideia é que as autoridades francesas passem a ter um melhor controlo das comunicações. O documento não especifica no entanto de que forma a França quer banir o acesso à rede Tor, mas presume-se que siga os métodos usados pela China em 2012.

Em França e EUA, a rede TOR, em concreto o seu serviço de mensagens (Tor Messenger), começou a ser designado de “backdoor”. Há algumas suspeitas que indicam que Abdelhamid Abaaoud tenha usado esta plataforma de comunicação, uma vez que que as comunicações são cifradas ponto a ponto.

Além destes serviço o governo francês quer também acabar com todos os hotpsots públicos, uma vez que assim é difícil fazer o tracking das comunicações.

Exit mobile version