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Ford vai lançar carro autónomo sem volante e sem pedais

Reza a história que os primeiros projectos e protótipos de carros autónomos apareceram há mais de uma década. No auge do poder do petróleo, vários desses projectos foram comprados pelas gigantes petrolíferas e destruídos. Mas o mundo não parou de girar!

Era inevitável e desde há um par de anos, as grandes empresas de tecnologia começaram a trabalhar no que será o carro do futuro. Um veículo movido a energia limpa e completamente autónomo. A Ford não quer ficar para trás e quer marcar este mercado já em 2021.

A corrida para o desenvolvimento do carro autónomo começou há alguns meses, mas só agora é que começámos a conhecer os planos reais dos fabricantes com desenvolvimentos activos neste domínio.

Quem lidera este segmento são marcas como a Google, Tesla, Lyft GM, BMW, Uber e até mesmo rumores da Apple; mas hoje falamos de Ford que, finalmente, terá em 2021 o seu primeiro carro autónomo comercial… dizem!

Ontem, durante uma conferência no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Palo Alto, Califórnia, Mark Fields, presidente da empresa, veio confirmar que em cinco anos a Ford terá o seu primeiro carro comercial totalmente autónomo, que será um veículo inovador sem volante ou pedais. Esta afirmação deixou todos os presentes com uma enorme cara de espanto e surpresa.

“Já não somos só uma empresa de automóveis, também somos uma empresa de mobilidade”

Como vimos, a Ford manteve-se bastante activa durante vários anos com projectos de condução autónoma, o que nos levou a conhecer em 2014 o Ford Fusion autónomo, que está actualmente a ser testado na MCity, a cidade fictícia criada para testar carros autónomos; isso fez com que a Ford se empenhasse a lançar vários projectos alternativos com base nos seus desenvolvimentos e nas pesquisas elaboradas, como é o de carros autónomos no MIT.

Sistema de transporte autónomo Ford para estudantes do MIT

 

Missão: Ford nível SAE 4 já em 2021

Segundo o que foi veiculado pelo responsável da marca americana, o carro autónomo da Ford chegará em 2021 e será de um nível SAE 4 (nível de automatização), quer isto dizer que não terá volante, não terá pedal de acelerador nem de travão. O objectivo é criar uma frota de veículos para prestação de serviços comerciais de mobilidade, à qual se pretende que esteja disponível numa larga escala.

 

Ford autónomo: testes e investimentos estão a crescer

Para além do projecto com uma finalidade mais comercial, a Ford tem em mente triplicar a sua frota de veículos autónomos de teste, fazendo desta a maior frota em utilização, suplantando qualquer outro player a desenvolver na mesma área.

Ainda este ano de 2016, a frota contará com 30 viaturas Ford Fusion Hybrid autónomos que terão como finalidade viajar pelas estradas da Califórnia, Arizona e Michigan. O projecto ficará concluído em 2017 quando estiverem ao serviço 90 carros deste tipo.

Esta estratégia inclui novos investimentos nas empresas que têm impulsionado o desenvolvimento de sistemas de condução autónoma, como o caso da Velodyne, empresa responsável pela produção de sensores LIDAR. A aquisição da empresa israelita SAIPS, empresa que desenvolve a visão de computador e software de machine learning.

Também está envolvido um acordo com o Nuremberg Neuroscience, entidade que produz tecnologia “retina virtual”, assim como investimento numa empresa de mapeamento 3D de mapas civis.

A empresa está igualmente a ampliar a sua presença em Silicon Valley com a criação de um novo Campus de 14 mil metros quadrados. Espera-se que este novo espaço esteja pronto para ser inaugurado já no próximo ano.

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