É grande a evolução que temos visto no segmento automóvel, principalmente no que toca à acessibilidade criada ao condutor. A tecnologia sem dúvida que se suplanta aqui à mecânica e o resultado é abismal.
Conduzir durante a noite nem sempre é uma tarefa fácil para muitos automobilistas, pois há muitos obstáculos que surgem rapidamente e que podem facilmente escapar à sua visão. Nesta perspectiva a Ford decidiu desenvolver duas tecnologias que irão certamente auxiliar directamente os seus condutores.
A Ford, uma das mais antiga fabricantes de automóveis do mundo, tem vindo a desenvolver um sistema de iluminação frontal inteligente cujo objectivo principal é manter os automobilistas seguros. Quanto a este sistema propriamente dito, ele divide-se em duas tecnologias.
Traffic Sign Recognition
A primeira tecnologia, consiste num sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e na utilização de informações GPS para aumentar o alcance dos faróis nas rotundas. Na ausência de sinal de GPS, esta tecnologia utiliza um conjunto de câmaras para detectar as marcações da estrada, podendo desta forma ajustar os faróis de acordo com a curvatura da estrada.
Spot Lighting
Para além disto, a Ford tem vindo a trabalhar também numa segunda tecnologia denominada de Spot Lighting e que pode ser extremamente útil quando está a conduzir em zonas residenciais pouco iluminadas, pois teste sistema utiliza uma câmara de infravermelhos que permite detectar pessoas ou animais de grande porte através do calor do seu corpo. Após detectar algum peão, animal ou até mesmo ciclista, este sistema informa o condutor através de um pequeno ecrã posicionado no interior da viatura.
Para já, a Ford ainda não começou a introduzir este sistema em nenhum dos seus automóveis, mas ao que tudo indica este sistema de iluminação inteligente poderá vir a equipar muitos dos seus veículos num futuro muito próximo. Este é mais um salto no que toca à segurança rodoviária.