Pplware

Flash… sem plugins!

Um dos grandes problemas da tecnologia flash é a sua dependência de plugins. Esta ponte entre o programador e o utilizador é uma das grandes causas da sua fraca performance assim como é responsável por um dos maiores buracos que um sistema operativo pode enfrentar em termos de segurança. Problemas esses que são alheios quer ao utilizador, quer ao webdesigner, uma vez que os plugins flash são da inteira responsabilidade da Adobe e a sua performance e suporte pode variar (e muito) de sistema para sistema.

Por essas razões, a Apple decidiu manter o Flash de fora no iPhone, iPod Touch e iPad, investindo assim em alternativas ao Flash através do promissor HTML5, que em conjunto com outras linguagens, iria permitir um conteúdo rico web sem a necessidade de plugins. E um dos fortes candidatos a substituir o Flash seria o Canvas, na area das animações.

No meio desta transição, onde ficaria o Flash que ainda continua a ser detentor de muito conteúdo Web? Seria ele extinto ou teria que se adaptar às novas normas que irão surgir? Pois bem, parece que a salvação do flash poderá estar num projecto de nome “Smokescreen” que através do HTML5+Javascript consegue correr conteúdo flash (.swf) sem a necessidade de plugins!

E ao que se pode confirmar, ainda numa fase prematura, ele funciona de forma bastante rápida e eficaz, retirando um enorme peso que o Flash trazia às costas podendo assim salvar-lhe a “vida”. E sem duvida parece encaixar na perfeição em smartphones assim como no iPad, como demonstra o vídeo seguinte:

Podem também testar várias demonstrações  no site da Smokescreen que está sem dúvida de parabéns por este projecto, pois conseguiu em pouco tempo fazer mais que a própria Adobe para salvar o flash em alguns tipos de conteúdo web. Ironicamente em toda a guerra envolvida dos últimos tempos, é que o próprio HTML5 juntamente com o Javascript, ao invés de o “matar” são precisamente aqueles que lhe podem salvar a vida, livrando-o dos Plugins.

Para o HTML5, acaba por ser mais um trunfo já que demonstra a sua grande capacidade de encaixe com as mais variadas linguagens.

Exit mobile version