Pplware

Flash Player irá ter melhor suporte em Mac

Executar o Flash Player em qualquer computador baseado em UNIX ou Linux, é uma experiência no mínimo pouco optimizada. A justificação da Adobe é que não conseguia ter acesso à camada do sistema operativo da Apple que utilizava o poder de processamento da placa gráfica para descodificar o vídeo. Não conseguia, até há poucos dias.

A Apple lançou uma nova versão da documentação para programadores, onde consta o suporte para funcionalidades de descodificação de vídeo de baixo nível no Mac OSX. As novas directivas irão ter um impacto significativo na experiência dos utilizadores, que visualizam conteúdo Flash. Veja-se as directivas da Apple apresentadas de seguida:

“A framework de descodificação de vídeo é uma interface desenvolvida em C, que disponibiliza acesso de baixo nível às capacidades de descodificação H.264. Dos GPU’s compatíveis destacam-se a NVIDIA GeForce 9400M, GeForce 320M ou GeForce GT 330M, entre outros. Tem como objectivo ser usada por programadores avançados que precisem de descodificar frames de vídeo utilizando a aceleração por hardware.”

Até agora, se tomarmos em consideração que devido à falta de acesso a esta camada, implicava que parte do processo de descodificação do Flash fosse realizado com o auxílio maioritário do processador dos Mac, não é de estranhar que a mesma versão a executar em Windows, tivesse uma performance muito superior, onde esta aceleração já é usada há bastante tempo. A Adobe foi contactada, para prestar declarações sobre este aspecto e referiu que apesar de esta funcionalidade não ir ainda a tempo da versão 10.1 do Flash Player, irá já constar numa versão que virá pouco depois.

São sem dúvida boas notícias, apesar de não ser utilizador regular de Mac pelo que já pude ver de alguns amigos, o desempenho do Flash Player é fraco e por vezes instável no sistema operativo da maçã. Esperamos que a versão 10.1 traga também uma versão bastante mais aprimorada para Linux, que sofre do mesmo sintoma.

Esta medida de livre acesso à camada de descodificação vídeo do Mac OSX, parece-nos praticamente talhada para a Adobe e talvez seja uma forma de a Apple se desresponsabilizar de uma vez por toda de eventuais acusações da Apple, de o Flash Player ter o desempenho adequado. Seja qual a razão é de saudar já que os possuidores de Macs irão ser claramente beneficiados.


Fonte: Gizmodo

Exit mobile version