Pplware

Firefox OS 1.3 – Conheça as novidades que a Mozilla apresentou

A Mozilla entrou de forma firme no mercado dos sistemas operativos. O Firefox OS, dedicada a sistemas com menores recursos e totalmente assente em standards web, tem estado a amadurecer e a tornar-se um sistema mais robusto e com melhores recursos.

A mais recente versão lançada, a 1.3, veio trazer para os utilizadores muitas funcionalidades que eram esperadas e que estavam em falta. Mas não foram apenas os utilizadores que ganharam novidades nesta versão.

Apesar de ser já um sistema operativo completamente funcional, o Firefox OS ainda tem o problema de não estar a ser vendido nas operadora, o que está ainda a limitar a sua utilização numa escala mais alargada e com uma muito maior massa de utilizadores.

Existem já equipamentos a serem vendidos, como o Geeksphone ou o ZTE Open C que começou agora a ser vendido nas lojas do eBay nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Russia e vários outros países europeus.

Este último telefone foi o primeiro a receber a nova versão do Firefox OS que agora foi lançada. Esta nova versão vem trazer como novidades algumas funções já consideradas básicas, mas que vão impulsionar este sistema operativo para muito mais perto da concorrência, e preparando-o para o que os utilizadores esperam.

A novidade mais importante é a presença de suporte para dual-SIM dual-standby (DSDS), que vai permitir aos utilizadores a utilização de dois cartões SIM em simultâneo.

Depois existem também novidades ao nível da fotografia. O Firefox OS passou a ter suporte para flash e auto-foco contínuo, sendo que estes recursos estão dependentes do hardware que os dispositivos tenham presente.

Também a aplicação Galeria, onde podemos encontrar as fotografias que forem tiradas, foi melhorada ao nível da performance e está mais organizada, permitindo que os utilizadores possam agora arrumar as suas imagens por categorias.

A terceira novidade, relacionada com música, vem dotar os utilizadores do Firefox OS da capacidade de controlarem o áudio que estão a ouvir directamente do ecrã de bloqueio ou da área de notificações.

Para além disso a aplicação Rádio passou a poder emitir directamente o som a partir do altifalante da smartphone, o que até agora apenas era permitido aos auscultadores.

Há ainda pequenas melhorias no sistema operativo que o vão tornar ainda mais simples de usar, ao mesmo tempo que o tornam mais robusto. Por exemplo, a aplicação de mensagens passa a mudar o tipo de mensagem de SMS para MMS sempre que for anexada uma imagem ou outro ficheiro.

Também a arrumação dos ícones no ecrã principal passou a poder ser feito de acordo com a categoria das aplicações, agrupando-as e organizando-as de forma mais eficiente para os utilizadores.

Por fim, passou a ser possível enviar MMS’s para endereços de email, foi adicionado o suporte para notificações e o POP3 chegou ao Firefox OS. A transmissão de múltiplos ficheiros pode Bluetooth passou a ser suportada.

Mas os programadores tiveram também direito à sua quota parte de novidades. Como exemplo passa a estar disponível o WebGL, a asm.js e o WebAudio. Estas tecnologias vão ser muito importantes para dar aos programadores ferramentas para criarem jogos para o Firefox OS.

Claro que novas API’s form disponibilizadas, entre elas a a API WebNFC. A framework de streaming RTSP foi terminada, dando possibilidades áudio mais alargadas.

Todas estas novidades ajudar a tornar o Firefox OS ainda mais capaz de responder às necessidades dos utilizadores, ao mesmo tempo que lhes introduz as funcionalidades que todos esperavam.

Ainda falta um longo caminho para a versão 2.0, onde poderemos ver uma mudança radical na interface e na imagem do próprio Firefox OS, tal como aconteceu na versão 29 do browser da Mozilla. A versão 1.3 mostrou que a velocidade não vai abrandar e que o caminho vai ser percorrido.

Não deve faltar muito para começarem a ser vendidos de forma mais massificada e em mercados onde os smartphones não têm expressão ou são demasiado caros.


Homepage: Firefox OS

Exit mobile version