Pplware

Firefox Mobile OS está a chegar

O mundo dos dispositivos móveis está ao rubro, fruto, entre outras causas, de um crescimento exponencial da sua adopção e consequente utilização.

Todas as grandes companhias pretendem estar presentes nesta onda de crescimento e por isso surgem novidades e alternativas quase todos os dias.

A Mozilla, um player que não se esperava ver neste meio, anunciou agora que o seu sistema operativo móvel está para chegar muito em breve.

A criação e desenvolvimento deste novo sistema operativo móvel, suportado pela Mozilla não é uma novidade, tendo inclusive sido já mostrado em diversas ocasiões.

A novidade é que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.

Esta informação foi ontem apresentada no blog oficial da Mozilla e aí foram detalhados alguns pormenores interessantes sobre esta novidade.

Em primeiro lugar a Mozilla estabeleceu já parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos. Para já apenas se sabe que estes equipamentos vão usar processadores Snapdragon, da Qualcomm Incorporated.

A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.

Ouve ainda o anuncio do interesse e suporte de algumas operadoras. A Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e a Telenor vão dar suporte a este sistema operativo por entenderem que estes equipamentos vão trazer excelentes experiências de utilização a um custo reduzido e passível de serem suportados pela maioria dos utilizadores.

O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, revelou que este SO pretende abolir as barreiras muitas vezes impostas por outros fabricantes, disponibilizando alternativas abertas a todos os que o vão, quer sejam utilizadores ou os programadores que desenvolvem as aplicações.

The introduction of the open mobile OS continues the Mozilla mission to promote openness, innovation and opportunity on the Web for users and developers.

As billions of users are expected to come online for the first time in the coming years, it is important to deliver a compelling smartphone experience that anyone can use.

The large number of operators and manufacturers now supporting this effort will bring additional resources and diversity to our global offerings.

Aguardemos então pela chegada de mais um sistema operativo móvel. A chancela que a Mozilla coloca nos seus produtos e os elevados níveis de qualidade destes fazem prever que será muito mais do que prometem.

Vejamos também de que forma a concorrência reage a esta chegada. O mercado começa a ter pouca margem de manobra para tantos SO’s móveis e isso tem gerado fricções entre os players presentes.

No entanto estas situações têm levado a melhorias a todos os níveis, o que  no final beneficia os utilizadores.


Homepage: Boot to Gecko

Exit mobile version