A Mozilla já nos habituou a cumprir os prazos estipulados para a apresentação das novas versões do Firefox. Esse desenvolvimento continuado permite que tenhamos acesso às mais recentes novidades que foram sendo criadas sem que tenhamos de esperar a sua compilação numa única versão.
E a dar continuidade a esses desenvolvimentos e ao lançamento das novas versões a Mozilla lançou hoje para todos os utilizadores do Firefox mais uma versão, a 20.
A nova versão do Firefox está já disponível para todos os seus utilizadores, bastando que forcem essa actualização ou que aguardem que seja pedida a sua instalação.
Ao mesmo tempo que lançou a actualização da versão para desktop (Windows Mac e Linux) foi também apresentada a actualização para a versão 20 do browser para o Android.
Ambas as versões deram continuidade aos desenvolvimentos e têm novidades específicas e que melhoram a sua usabilidade e segurança.
Firefox Desktop
As novidades da Mozilla para a versão desktop do Firefox concentraram-se maioritariamente na resolução de problemas de segurança que afectavam este browser e na disponibilização de três novas funções.
A primeira é a possibilidade de activarmos o modo de Privacidade por cada janela. Assim deixamos de ter de fechar o browser ou ter de parar a nossa navegação actual.
A segunda novidade é um novo gestor de downloads que passa a estar acessível na barra de menus. Passam a poder fazer essa gestão de forma directa sem terem de estar a abrir novas janelas.
Por fim passamos a poder fechar plugins que tenham bloqueado, sem que isso implique ter de fechar o browser.
A somar a estas novidades a Mozilla continuou o trabalho de melhoria de performance nas tarefas mais básicas do browser e a melhoria das ferramentas de desenvolvimento e a adição e melhoria da tecnologia HTML5.
A totalidade das novidades do Firefox 20 para Desktop pode ser encontrada aqui.
Firefox Android
A versão para Android do Firefox foi também alvo de melhorias a nível de segurança e também recebeu a possibilidade abrir separadores em modo privado.
As versões para Gingerbread e Honeycomb passaram a ter suporte para descodificação por hardware para H.264/AAC/MP3. Os sites preferidos, localizados em about:home passaram a ser personalizáveis.
Foi removido o botão Quit no Firefox 20 para que sejam cumpridas as indicações da Google sobre a criação de aplicações.
Os requisitos para correr a versão Android do Firefox foram diminuídos passaram a ser 384MB de RAM e ecrãs QVGA.
A totalidade das novidades do Firefox 20 para Android pode ser encontrada aqui.
Actualizem a vossa versão do Firefox para que tenham acesso já a estas novidades. Esta actualização está já disponível para todos e pode ser usada de imediato.