O lançamento das novas versões do Firefox, que agora seguem planos de desenvolvimento mais curtos, tem sido pautado por uma cadencia perfeita e sem qualquer atraso.
As novas versões vão passando pelas diferentes fases de desenvolvimento até atingirem a maturidade desejada e na data anunciada são colocados à disposição dos utilizadores para actualização.
É também normal que as novas versões surjam nos servidores de FTP da Mozilla umas horas antes do lançamento oficial. A versão 19, a próxima a ser lançada não foi excepção e está já disponível para download na Mozilla.
Esta versão do Firefox mantêm os desenvolvimentos que têm sido aplicados nas versões anteriores e que pretendem tornar este browser mais eficiente no que toca aos consumos de recursos e à forma como os gere.
Todas as novidades têm sido desenvolvidas e melhoradas desde que esta versão saiu para testes no formato Nightly e Aurora. Passou no escrutino de muitos utilizadores que as usam para testes e que reportaram os bugs que foram encontrando.
Ainda não existe um comunicado oficial da Mozilla sobre o que a versão 19 traz de novo, mas segundo o que foi apresentado para a versão Beta desta versão a maior melhoria que pode ser encontrada na versão 19 é a disponibilização de um leitor de PDF embebido.
A Mozilla anunciou também que esta versão viu melhorias significativas no que toca à velocidade de arranque do Firefox e dos recursos que usa nesse momento.
Houve ainda melhorias a nível das tags HTML5 e de CSS que estão disponíveis para os utilizadores. Na versão Beta do Firefox 19 foram ainda incorporadas ferramentas como uma consola remota Web para que os programadores possam aceder ao Firefox para Android ou para o Friefox OS.
O Debugger viu também serem-lhe adicionadas novas e melhores ferramentas que vão ajudar os programadores a despistar problemas nas páginas que desenvolvem.
Esta actualização não está ainda disponível através do próprio Firefox e apenas pode ser acedida através do FTP da Mozilla.
Espera-se para amanhã a disponibilização para todos através da actualização automática, mas se quiserem ver já o que é o Firefox 19 apenas necessitam de descarregar a vossa versão e actualizá-la.