Durante vários dias o site do Instituto de Mobilidade e Transporte esteve offline. De acordo com algumas informações o problema esteve ao nível de um nameserver que redireccionava o site do IMTT para páginas de publicidade (algumas dessas páginas continham até malware).
Actualmente o site voltou a estar online e sem problemas aparentes.
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
No entanto algum dos seus nameservers expirou e alguém rapidamente o registou. Os nameservers actuais são:
Nameserver Information
Nameserver: imtt.pt NS mec-internet.min-economia.pt.
Nameserver: imtt.pt NS mec2-internet.min-economia.pt.
Enquanto o site estava offline, os nameservers regitados eram os seguintes:
NS ns.dgtt.pt.
NS dns2.meganet.pt.
Como se pode ver, o domínio: dgtt.pt foi registado recentemente por uma entidade externa à IMTT ou ao ministério da economia o que causou a falha no acesso ao site:
whois dgtt.pt [Querying whois.dns.pt] [whois.dns.pt] Nome de dom¦nio / Domain Name: dgtt.pt Data de registo / Creation Date (dd/mm/yyyy): 05/07/2015 Data de expira¦¦o / Expiration Date (dd/mm/yyyy): 04/07/2016 Estado / Status: ACTIVE
Titular / Registrant Sergey Petroviche ataurova 14/8 Mesto-Old Town 39392 Mesto-Old Town Email: spetroviche@gmail.com
Entidade Gestora / Billing Contact Key-Systems GmbH Email: tld-pt@registry-auto.rrpproxy.net
Respons¦vel T¦cnico / Tech Contact Sergey Petroviche Email: spetroviche@gmail.com
Nameserver Information Nameserver: dgtt.pt NS ns3.dnsmanage.co. Nameserver: dgtt.pt NS ns2.dnsmanage.co. Nameserver: dgtt.pt NS ns1.dnsmanage.co. Nameserver: dgtt.pt NS ns4.dnsmanage.co. Os responsáveis pelo IMTT ainda não disponibilizaram qualquer justificação oficial sobre o sucedido.
Um agradecimento ao nosso leitor Bruno pela informação enviada.