Pplware

Finalmente! Livro de reclamações online chega em julho

É já a partir de 1 de julho que os clientes com serviços como luz, água ou comunicações vão poder reclamar online. O Governo quer lançar o “Livro de reclamações online” e espera que as empresas que prestam “serviços essenciais” respondam em apenas 15 dias úteis.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Negócio que revela que é já no próximo dia 1 de julho que estará disponível um livro de reclamações electrónico. Para incentivar as queixas por esta via, o Governo quer que as reclamações por via eletrónica tenham uma resposta em 15 dias úteis. Com prestação de “serviços públicos essenciais” estão empresas que fornecem água, eletricidade, gás e operadoras de telecomunicações. Numa primeira fase será este o tipo de empresas que deverão disponibilizar o livro de reclamações na Internet. O Governo irá depois estudar e avaliação o alargamento a todos os outros sectores de actividade.

O sistema terá sido desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Por agora não há muitas mais informações sobre este assunto mas espera-se mais novidades nos próximos dias. O Livro de Reclamações online deverá coexistir com o livro que já existe na versão em papel. Em 2015 foram apresentadas 303 548 queixas no livro de reclamações. As 5 entidades com maior número de reclamações recebidas – representam 92% do total – foram a ASAE, ERS, ANACOM, ERSE e o BdP.

Exit mobile version