Pplware

Fim do roaming: 4 coisas que precisa de saber

Foi em outubro de 2015 que foi aprovado o fim do Roaming, depois de 10 anos de muitas negociações. Em fevereiro deste ano a União Europeia confirmou que o fim do roaming iria acontecer no dia 15 de junho de 2017, tendo sido nessa altura também indicado preço máximo a retalho que as operadoras podem cobrar umas às outras pelo roaming.

O dia do fim do roaming é já na próxima quinta-feira e hoje deixamos-lhe um pequeno resumo daquilo que muda.


1) O que significa “fim do roaming”?

É já a partir do próximo dia 15 de Junho de 2017 que são abolidas as tarifas de roaming. Isto significa que quem se encontre na União Europeia, poderá usufruir dos serviços de telecomunicações, em todos os Estados-Membros, e pagar exactamente a tarifa aplicada no seu país de origem.

Os países onde ser aplicará o fim do roaming são: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

De acordo com a Comissão Europeia, na Islândia, Liechtenstein e Noruega esta abolição das taxas será realizada posteriormente.

2) É preciso fazer alguma configuração?

Não, este é um processo automático e completamente transparente para o cliente final.

3) Quais os “novos” preços para chamadas?

De acordo com as novas regras que fazem parte do Regulamento do ‘Roaming’,  o preço das comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu não pode ser superior ao preço que o cliente paga para outras redes no território nacional.  No entanto, como salvaguarda das operadoras, estas poderão definir limites tendo em conta uma Política de Utilização Responsável (PUR). Depois de ultrapassar o limite estipulado as operadoras podem aplicar uma taxa extra.

As operadoras podem cobrar umas às outras pelo “roaming”: 0,032 euros por minuto (em vez dos atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em ‘roaming’ e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).

4) E relativamente aos dados móveis?

No que diz respeito aos dados móveis, está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por ‘gigabyte’ para os 7,7 euros por ‘gigabyte’. Contudo, a 1 de janeiro de 2018 o valor passará para os seis euros, depois em 2019 para os 4,5 euros, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.

Leia também…

 

Exit mobile version