Pplware

Fedora e openSuse vão mudar de MySQL para MariaDB

O MySQL é provavelmente a base de dados mais usada no mundo, dando suporte aos mais diversos serviços. Por norma, tudo o que é credenciais de utilizadores, configurações e outros dados sensíveis, ficam armazenamos nas bases de dados associadas aos serviços e espera-se que o nível de segurança seja elevado.

Durante vários anos, o MySQL foi um requisito fundamental para os mais diversos servidores, especialmente para os que tinham como base um LAMP (Linux, Apache, MySQL, Perl/PHP/Python). No entanto, tanto o Fedora como o openSuse têm planeado abandonar o MySQL em favor do MariaDB sendo refere o site ZDnet. Quais as razões?

MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL, sendo considerado por muitos como um fork do mesmo. MariaDB foi desenvolvido pelo mesmo criador original do MySQL (Michael “Monty” Widenius), em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty. No seguimento do descontentamento das politicas da Oracle, Monty decidiu meter as mãos à obra e desenvolver um fork do MySQL ao qual deu o nome de MariaDB.

Muitas são as opiniões que têm surgido relativamente ao abandono do MySQL em favor do MariaDB. No entanto, a mais viável pretende-se com a crescente desconfiança do mundo Open Source relativamente à Oracle e as posições que esta tem tomado após a compra da Sun Microsystems.

De referir que já no passado a Oracle colocou obstáculos ao projecto OpenOffice (ver aqui), tendo este sido “doado” para a Apache Software Foundation, o mesmo grupo que mantem o Apache entre outros projectos opensource.

Segundo Michal Hrušecký,um programador do openSUSE,” …a adopção do MariaDB não constituirá nenhum problema até porque usa a mesma API do MySQL”…mais afirmações podem ser lidas aqui.

A mudança a ser levada em frente será sem duvida um “tiro no pé” da Oracle que de certa forma se tem desviado do mundo Open Source. Interesses financeiros?

Acham uma boa opção abandonar o MySQL em detrimento do MariaDB?

Exit mobile version