Uma actualização dos sistemas de suporte às receitas electrónicas do Ministério da Saúde vai deixar, este fim de semana, os utentes sem a possibilidade de usarem este serviço.
Desde o início da tarde do dia de hoje, e durante 17 horas, não será possível às farmácias terem acesso a estas receitas e os próprios médicos vão ficar impedidos de as passar.
A actualização das bases de dados dos serviços que permitem a utilização das receitas electrónicas, vai decorrer desde as 13 horas de sábado e espera-se que termine apenas às 6 da manhã do próximo domingo.
Durante este tempo, as farmácias vão estar impedidas de aviar essas receitas por não conseguirem aceder a esses serviços. Do lado dos médicos o problema será similar, com estes a estarem impedidos de passar essas mesmas receitas aos pacientes.
O Ministério da Saúde espera que não surjam problemas com esta actualização necessária e alerta que a mesma estava planeada. O resultado final, espera o Ministério, é uma melhoria global nestes sistemas e uma maior rapidez na sua utilização.
Mesmo sem este sistema presente, e durante a intervenção, é possível aviar receitas, mas apenas no modelo tradicional de papel. Os médicos têm indicação para passarem guias de tratamento e no caso das urgências as receitas vão ser passadas em papel.