Apesar de alguns smartphones integrarem já uma quantidade de memória de armazenamento interna aceitável, os modelos mais low cost continuam a ter limitações a este nível, o que prejudica seriamente a performance do dispositivo quando existem algumas apps instaladas.
Atenta a este problema, a Google parece ter já uma solução que chegará com o Android 8.1.
O Android 8.0 chegou em agosto, mas a verdade é que ainda é pouco significativo no mundo Android. Cientes que a falta de espaço prejudica bastante o desempenho do sistema Android, a Google vai lançar brevemente o Android 8.1 que terá uma função que permitirá reduzir o tamanho das aplicações inativas no seu smartphone.
Esta funcionalidade atuará de forma automática após ativada a opção Armazenamento inteligente.
Mas como tudo funcionará?
Segundo informações da própria Google, o sistema irá avaliar aplicações que se encontrem inativas por um período significativo de tempo (não se sabe ainda o tempo que o sistem considerará uma aplicação pouco usada). Depois de consideradas “apps inativas”, o sistema irá libertar a memória cache associada a estas aplicações.
Certamente que o espaço libertado não será significativo, mas poderá ser uma importante ajuda para o bom funcionamento do sistema.
Via XDA