O problema de (quase) tudo se encontrar informatizado atualmente, é que nem sempre as coisas correm bem quando os sistemas falham.
Exemplo disso foi o cancelamento ocorrido hoje de vários voos da British Airways devido a falhas no sistema informático. Em Portugal foram pelo menos 6 voos afetados nos aeroportos de Faro e Lisboa.
Quando a tecnologia funciona… tudo está bem. O problema é mesmo quando esta falha e não há redundância.
Que o diga a companhia aérea British Airways que irá, decerto, marcar este como sendo um dos piores dias da sua existência.
Devido a uma falha no sistema informático geral, foram cancelados todos os voos com origem de Heathrow e Gatwick. Este incidente deu origem, como seria de prever, ao descontentamento generalizado dos passageiros, provocando ainda vários problemas nos aeroportos de todo o mundo.
Obviamente que, nas redes sociais, o descontentamento dos passageiros afetados fez-se sentir:
Awful T5 Heathrow @British_Airways Your systems may be down but your communication is non existent. pic.twitter.com/ig68L4DHe0
— Geraldine Puttock (@jellybean38) 27 de maio de 2017
Em Portugal foram pelo menos 6 voos cancelados, 4 no aeroporto de Faro e 2 em Lisboa. As informações obtidas indicam que, em Lisboa, um dos voos cancelados tinha destino o aeroporto de Heathrow, e a partida estava marcada para as 18h50. Por sua vez, o outro avião saía desse mesmo aeroporto com destino a Lisboa, pelas 18h05.
Alex Cruz, CEO da British Airways, já veio esclarecer sobre o sucedido, tendo negado que esta falha tenha sido originada por algum ciberataque.
Podem ver o vídeo no seguinte tweet partilhado pela companhia aérea.
— British Airways (@British_Airways) 27 de maio de 2017
O CEO da empresa pediu já desculpa aos passageiros afetados e refere que tudo está a ser tratado para que os reembolsos sejam realizados o mais breve possível.