Pplware

Falha do Facebook impede remoção de apps na interface móvel

A rede social mais famosa do planeta permite que seja acedida das mais diversas e variadas formas. Mas com o aumentar da utilização dos dispositivos móveis este passou a ser o ponto mais usado para acesso.

Uma falha agora descoberta veio mostrar que é possível que uma aplicação adicionada ao Facebook se torne impossível de remover, na interface móvel.

A descoberta agora feita surgiu por um mero acaso, durante testes de stress numa nova versão da aplicação para iOS e Android MyPermissions.

O que esta empresa descobriu nos testes de uma nova versão da sua aplicação é que é possível a algumas aplicações, quando programadas da forma certa, que se tornem impossíveis de remover, através da interface móvel do Facebook.

Este não é um problema numa situação normal, mas pode ser crítico caso seja criada uma aplicações que explore esta falha.

Imaginem que uma aplicação que instalem no vosso dispositivo móvel, e a que dão acesso aos vossos dados, se revela maliciosa e que a pretendem remover. Com este bug torna-se impossível fazer essa remoção directamente na interface móvel do Facebook e a exploração dos vossos dados continua a ser feita sem que o possam terminar.

Sempre que se tenta fazer essa remoção é apresentada uma mensagem de erro, impossibilitando a sua remoção e mantendo-a associada à vossa conta.

Os primeiros testes feitos pela equipa do MyPermissions mostraram que algumas aplicações estavam a apresentar problemas em serem removidas.

Após alguma análise mais detalhada ficou provado que qualquer aplicação, devidamente programada poderia passar a ter este comportamento.

Não existe para já uma certeza se este problema afecta também a versão desktop do Facebook, mas existe a possibilidade de remover essas aplicações associadas aos dispositivos móveis na interface do Facebook, acessível via browser no desktop.

Este problema já foi reportado ao Facebook e está a ser tratado, não havendo no entanto qualquer posição oficial da rede social sobre este assunto.

Exit mobile version