Depois de ter sido lançada a guerra entre os dois gigantes da Internet, Google e Facebook, sobre a partilha de dados entre as suas duas plataformas, o Facebook conseguiu contornar a limitação imposta pela Google na recolha de dados.
Não foi garantida qualquer compatibilidade entre as plataformas, mas o Facebook passou a disponibilizar uma forma diferente dos seus utilizadores importarem os seus contactos para esta plataforma.
Esta guerra surgiu quando na passada semana a Google limitou o acesso à sua API de contactos, cortando o acesso a este por parte do Facebook. Com esta tomada de posição por parte da Google, deixou de ser possível a todos os que usam o Facebook importarem directamente os seus contactos para esta plataforma e assim limitar a procura de novos amigos virtuais.
A Google alegou que sites como o Facebook, que conta já com mais de 500 milhões de contas, “deixam os utilizadores sem saída”, ao utilizarem o serviço, como o Gmail, para angariem novos utilizadores. Acusou ainda o Facebook de não ter uma atitude recíproca, na medida em que impede o acesso, ao Google, a certos géneros de informações. Em comunicado por e-mail, o Google justifica-se dizendo “decidimos mudar um pouco, para reflectir sobre o facto de os nossos utilizadores muitas vezes não saberem que, quando se importa contactos para sites como o Facebook, eles ficam presos”. A Google diantou ainda que “Não permitiremos mais que esses sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites”.
A solução que o Facebook arranjou para este problema foi extremamente simples e assenta no facto de a Google permitir aos seus utilizadores exportarem os seus contactos para um ficheiro CSV.
Passou assim a estar disponível para todos os seus utilizadores uma zona para a importação de um ficheiro de contactos do Gmail, caso exista algum problema na importação desses contactos directamente da API disponibilizada.
Numa reacção entretanto divulgada, a Google reagiu a esta solução encontrada pelo Facebook. A Google lamenta que não foi procurada uma solução que permitisse o exportar dos seus contactos e que vão, naturalmente, continuar a permitir a exportação dos contactos por parte dos seus utilizadores.
We’re disappointed that Facebook didn’t invest their time in making it possible for their users to get their contacts out of Facebook. As passionate believers that people should be able to control the data they create, we will continue to allow our users to export their Google contacts.
Parece que a guerra abrandou e que desta vez foi o Facebook a levar a melhor, mas ainda se espera uma resposta à altura por parte da rede social mais famosa do planeta.
Se são utilizadores do Facebook e usam esta funcionalidade com bastante frequência têm aqui a forma de contornar este “pequeno” problema, até que os dois gigantes consigam atingir um acordo, resolvendo assim mais um problema.
Mas será que eles vão mesmo resolver este problema? Ou é mais uma questão que se vai prolongar no tempo, prejudicando os seus utilizadores?
Artigos Relacionados:
- Google bloqueia acesso, no Facebook, a dados dos utilizadores
- Facebook anuncia três melhorias na Rede Social
- “Num futuro próximo, a Google irá planear a vida das pessoas”
- Dica: Como Remover a sua conta do Facebook
- Filme sobre Facebook não é aceite pelo Facebook
- Google Me – Será a Rede Social da Google?
- As 6 razões para se cancelar uma conta do Facebook