As redes sociais, e o peso que representam actualmente no tráfego Web, tornaram-se objecto de desejo para as grandes empresas da Internet e é actualmente um novo campo de batalha entre estas. Todas tendam criar a rede mais apelativa e com as funcionalidades mais úteis e atractivas.
No passado mês de Setembro o Facebook apresentou, na sua a conferência anual de programadores do Facebook, na sua mais recente novidade. O Timeline propunha-se a forma rápida e concreta não as ocorrências mais recentes (como aconteceu até agora) mas sim a “história de toda a vida” online. Inicialmente a Timeline esteve apenas disponível para os programadores, mas agora está acessível a todos os utilizadores do Facebook.
Logo em Setembro apresentámos de forma detalhada esta novidade do Facebook, tendo inclusive mostrado como poderiam ter de imediato acesso à Timeline e a todas as suas funcionalidades.
Depois de ter passado nos testes dos programadores e de ter estado a ser testada pelo utilizadores do Facebook da Nova Zelândia, o Facebook sentiu que a Timeline estava madura o suficiente e disponibilizou-a de forma geral, e a todos os seus utilizadores.
O Facebook não se limitou a disponibilizar a Timeline para a versão web, acedida via browser, da rede social, tendo-a alargado também à sua versão mobile, acessível via m.facebook.com e na sua aplicação para Android.
O Facebook dividiu a Timeline em 6 zonas distintas e que vamos apresentar abaixo.
A tua capa Esta zona deverá ser preenchida com uma imagem que melhor represente o utilizador. Esta vai ser a primeira zona a ser vista por todos os que visitarem a Timeline.É a primeira coisa que as pessoas vêem quando visitam a tua cronologia.
As tuas histórias É aqui que devem partilhar e destacar as vossas publicações, fotos e eventos, devendo ser aqui que colocam os momentos mais memoráveis da vossa Timeline. Deverá ser aqui que podem contar a vossa história desde o início até à actualidade.
As tuas aplicações Todos os filmes que citam ou as músicas que ouvem e as actividades que realizam podem mostrar realmente quem são. É nesta zona que vão ser mostradas estas vossas facetas e mostrar ao mundo as vossas preferências.
Pré-visualiza a tua cronologia A Timeline não apresenta de forma imediata tudo aquilo que publicarem no Facebook. Existe um desfasamento propositado de 7 dias, para que assim possam escolher e organizarem a vossa linha temporal, antes que esta seja tornada pública e outras a possam ver.
Decide o que destacar De inicio, a Timeline vai inclui algumas das vossas fotos e histórias principais. Ocultem ou destaquem o que quiseres e adicionem o que acharem que está em falta.
Controla quem vê as tuas coisas A segurança e a privacidade também foram tidas em conta. Apenas as pessoas com quem partilharam originalmente uma publicação podem vê-la na vossa Timeline. Se pretenderem podem regredir e alterar quem vê uma publicação, eliminá-la ou ocultá-la da vossa Timeline.
Esta novidade do Facebook vai permitir que todos os que visitem o vosso perfil veja, em forma de cronograma, tudo o que partilharam e as vossas preferências. É um pouco da vossa vida, organizado de forma simples de visualizar.
Se ainda não activaram a Timeline no vosso perfil de Facebook, então acedam ao site Introdução à Cronologia (Introducing Timeline) e escolham a opção Obter a Cronologia (Get Timeline).
Notem que depois de activado, não existe forma de configurar a vossa página para o layout antigo. No entanto a Timeline não altera em nada os vossos conteúdos, apenas os arruma de forma diferente.
Activem o Timeline e partilhem connosco as vossas opiniões sobre esta novidade do Facebook. Preferem esta forma de visualização das vossas partilhas ou a anterior é mais apelativa?