Pplware

Facebook quer acabar com hoaxes nos feeds dos utilizadores

Uma das maiores pragas do Facebook são os posts que retratam notícias falsas que não podemos facilmente detectar. Se muitas são demasiado óbvias, outras há que obrigam o utilizador a aceder aos sites para verificar da sua veracidade.

O Facebook está ciente deste problema e por isso resolveu agora alterar algumas das suas regras e dar aos utilizadores a possibilidade de reportar estes hoaxes, levando assim a que estes deixem de ser mostrados em tantos feeds de notícias.

A novidade agora apresentada vem procurar manter algumas das muitas notícias falsas longe da lista de posts e de notícias que são partilhadas com os utilizadores do Facebook todos os dias.

O Facebook quer manter esses feeds de notícias mais limpos e sem todos os posts desnecessários e que mais não são do que formas de atrair os utilizadores para sites de conteúdos muitas vezes duvidosos e que procuram propagar mentiras para angariar seguidores e para lhes servir publicidade.

Este processo procurará ser o mais automatizado possível, através da análise dos post que os utilizadores eliminam ou que simplesmente removem das suas timelines, mas poderá também ser feito pelos próprios utilizadores através da nova opção disponível para reportar este tipo de conteúdos.

Mas na eventualidade destes posts serem apresentados aos utilizadores, e antes de serem removidos pelo Facebook, será apresentada uma mensagem que identifica aos utilizadores que os conteúdos em causa estão a ser marcados como sendo falsos ou que não são fidedignos.

Esta informação ajudará os utilizadores a identificarem histórias que podem não ser do seu interesse e ajudando também a removê-las com base na avaliação de outros utilizadores.

Com esta nova medida o Facebook pretende ajudar os utilizadores a terem os seus feeds de notícias mais limpos e com menos informação falsa ou simplesmente sem interesse.

Os hoaxes podem ser informação que não interessa aos utilizadores por serem histórias falsas, mas também podem incluir vários tipos de esquemas fraudulentos ou que pretendam obter dados dos utilizadores.

A disponibilização desta funcionalidades será feita, como é normal, de forma faseada e gradual até atingir todos os utilizadores do Facebook.

Exit mobile version