Pplware

Facebook: Política de Privacidade será decidida pelos utilizadores

Termos já se encontram a votos deste sexta-feira até dia 8 de Junho

A rede social mais famosa e acedida do Mundo é também criticada por várias razões mas, entre elas, a mais sonante prende-se com as questões da privacidade dos seus utilizadores. Neste âmbito, existem aqueles que não se preocupam com esse aspecto, ou a falta dele, mas por outro lado também existe uma grande parte de utilizadores, e também não utilizadores, que referem a falta de segurança com os dados pessoais, uma das principais desvantagens e pontos fracos do Facebook.

Assim, de forma a se poder alterar as funcionalidades que menos agradem aos utilizadores, o Facebook disponibilizou uma votação que está activa desde sexta-feira até ao próximo dia 8 de Junho, onde as pessoas podem indicar se querem ou não ver alteradas as normas de segurança da rede social.

Esta iniciativa de colocar a votação o futuro da funcionalidade de privacidade da rede social do Facebook, já não é de agora, uma vez que em 2009 se procedeu à mesma forma para alterar a dinâmica da rede social, no entanto o número de utilizadores eram muito menos, cerca de 200 milhões, e actualmente, no final de Março, eram mais de 900 milhões.

Esta segunda votação disponível já desde sexta-feira até à próxima sexta dia 8 de Junho pelas 9:00 am [Pacific Daylight Time], acontece depois do Facebook rever a sua Declaração de direitos e responsabilidades e a Política de uso de dados. Assim, ao darem o vosso parecer na votação, os utilizadores podem optar por adoptar o texto revisto, o que irá alterar as normas de privacidade da rede social, ou preferir a versão actual dos documentos e manter tudo tal como está.

Pode aceder a todos os documentos aqui.

Aceda e vote aqui.

 

Segundo o Facebook, o resultado da votação será anunciado logo após o término da mesmo, ou seja, no dia 9 de Junho. No entanto o mesmo apenas será válido caso obtenha mais de 30% de votações de utilizadores da rede social. Caso contrário, o resultado será meramente consultivo.Resumidamente, os documentos revistos propõem mudanças ao nível de explicações dadas pelo Facebook referindo de que forma a rede social recebe os dados de cada pessoa, e explicam as alterações visam melhorar a descrição dos documentos, assim como incluir exemplos de forma a ajudar o utilizador a perceber melhor as políticas e práticas, em conformidade com a lei, e também a melhorar o entendimento, por parte do utilizador da adição de serviços como a Timeline.

No documento oficial sobre esta votação, o Vice-Presidente Elliot Schrage ainda adianta que o Facebook está a estudar novas formas de colocar os seus utilizadores mais envolvidos no processo de mudança e reestruturação da rede social, de forma a promover a participação activa e a cada vez mais criar uma rede social dos utilizadores. De momento os votantes a favor de um novo documento são menos, com 10.348 votos, que os que pretendem que o actual documento se mantenha, com 28. 106 votos.

O que pensa desta iniciativa do Facebook? Irá a Rede Social melhorar a sua política de privacidade? 


Homepage: Facebook Site Governance Vote

Exit mobile version