Pplware

Facebook mostrou o seu drone para levar Internet a locais remotos

O Facebook tem uma vertente filantrópica que muitos não conhecem. Quer levar a Internet a locais remotos do planeta e levar os habitantes desses locais o acesso à rede global.

O principal problema é levar a esses locais o acesso à Internet, mas pode agora estar simplificado com a chegada do Aquila, o drone que o Facebook esteve a desenvolver últimos tempo.

O projecto internet.org tem como missão levar a Internet e todos os seus benefícios a locais remotos do planeta onde ainda não é possível aceder-lhe.

O maior impedimento é a falta de infra-estruturas básicas que permitam a implementação desses acessos. Para colmatar essas falhas têm-se associado a empresas como o Facebook para que sejam desenvolvidas soluções que sejam independentes.

A ideia do Facebook é, desde o início, a criação de drones que, de forma automática e completamente autónoma, consigam levar o acesso à Internet.

O primeiro modelo foi agora apresentado, mostrando o que o futuro trará para este projecto. O primeiro Aquila está pronto e o Facebook deu-o a conhecer.

Aquila, o drone alimentado a energia solar

O Aquila é o primeiro drone do Facebook, que levará a Internet a estes locais remotos. São alimentados por energia solar e têm a capacidade de serem autónomos e dispensar a intervenção humana para funcionar.

A sua envergadura é similar à de um Boing 737, mas pesa o mesmo que um carro e consegue estar no ar durante meses, sem necessitar de aterrar.

I’m excited to announce we’ve completed construction of our first full scale aircraft, Aquila, as part of our Internet.org effort. Aquila is a solar powered unmanned plane that beams down internet connectivity from the sky. It has the wingspan of a Boeing 737, but weighs less than a car and can stay in the air for months at a time.

Este primeiro modelo vai agora entrar em testes e a construção de mais drones vai continuar, para preparar a frota que será usada no futuro.

Laser de alto débito

Para além de desenvolverem o Aquila, o Facebook tem estado também a investir em novas formas de transmitir a informação, desenvolvendo para isso um novo laser.

Este terá a capacidade de transmitir até 10GB e é mais rápido que qualquer outro sistema existente. Este laser tem a capacidade de transmitir informação a uma distância de 16km e com elevada precisão.

Será este lazer a conseguir transmitir a informação entre o Aquila e os pontos centrais a que ele se ligará para dar acesso à Internet.

We’ve also made a breakthrough in laser communications technology. We’ve successfully tested a new laser that can transmit data at 10 gigabits per second. That’s ten times faster than any previous system, and it can accurately connect with a point the size of a dime from more than 10 miles away.

Este esforço do Facebook será uma peça importante no projecto Internet.org e no levar do acesso à Internet a populações remotas e sem quaisquer infra-estruturas.

Ainda não existe data para que o Aquila comece o seu serviço, mas agora o tempo é de testes e de maturação deste sistema.

Exit mobile version