O Facebook havia deixado no ar que estaria a preparar algo grande para apresentar esta semana.
Aqueles que seguiram o evento, na passada terça feira, viram em primeira mão a apresentação do serviço Graph Search. Hoje, contudo, o Facebook lançou silenciosamente uma outra característica interessante. A nova capacidade de fazer chamadas recorrendo à aplicação da rede social de mensagens.
O site The Verge deu a conhecer que a app Messenger para iPhone tem um novo botão para chamadas gratuitas, apenas para utilizadores dos Estados Unidos.
Esta iniciativa havia sido testada já no Canadá, no início deste mês, onde foi dito que o serviço estaria para breve nos Estados Unidos.
Agora, o Facebook confirma que foi lançada hoje a App com esta funcionalidade, sem dar informações adicionais sobre a expansão do mesmo serviço para outros países ou sistemas operativos móveis.
O serviço, segundo parece, ainda não está disponível para todos os utilizadores, mesmo dentro do continente norte-americano, alguns testes feitos tiveram como retorno “Free Calling Unavailable”.
O processo mostra-se bastante simples. As chamadas podem ser feitas tanto via WiFi como com rede 3G ou 4G, o utilizador escolhe o contacto com quem quer conversar e clica no botão i que aparece no seu perfil.
A pessoa do outro lado recebe uma mensagem via notificação Push para aceitar ou não a chamada (desde que ambas estejam a usar iOS e dentro dos Estados Unidos).
Este é outro método que poderá ser usado, mas agora com um cenário de milhões de utilizadores. Estamos a falar numa escala muito maior, com implicações que poderão ter um impacto de outra magnitude, pois falamos em comunicações sem tarifários associados, sem operadores ou qualquer custo além do pacote de Internet que poderá ou não ter um custo para o utilizador do iPad, iPod Touch ou iPhone.
Será o principio do fim dos operadores de comunicações móveis?