A Rússia tem as “armas” apontadas para três grandes empresas tecnológica norte-americanas: Facebook, Google e Twitter. Em causa está o facto de estas estarem a violar a lei em vigor referente à Internet segundo reporta o Roskomnadzor – órgão russo responsável pela supervisão e monotorização da comunicação do país.
Caso as empresas não cumpram a legislação, a Rússia ameaça mesmo bloquear os serviços das mesmas.
O Porta-voz do regulador dos media russos, Vadim Ampelonsky, deu a conhecer que enviou recentemente cartas para os responsáveis pelo Facebook, Google e Twitter exigindo que estes cumpram a legislação da Internet em vigor naquele país.
Ampelonsky lembra que as três empresas usam encriptação avançada nos seus serviços o que dificulta a monitorização e acção da Rússia neste campo. Não havendo uma cedência/cumprimento por parte das empresas tecnológicas, a Rússia vai mesmo avançar para o bloqueio dos serviços.
A Rússia, como bem sabemos, é um país irreverente, radical e, na maioria da vezes, polémico, devido à sua atitude, e em especial a do presidente Vladimir Putin, face a diversos assuntos.
Em 2014 a Rússia aprovou uma lei com o objectivo de controlar os blogs com mais de três mil visitas diárias. Na altura, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que o objectivo desta nova lei era apenas a protecção da informação pessoal dos povo russo, bem como para prevenir e protegerem-se de eventuais ataques informáticos.