O Facebook é a maior rede social digital do mundo! O modelo de negócio da empresa assenta em publicidade, algo que é assumido pelo próprio Facebook que, recentemente, até confirmou que vai melhorar a publicidade apresentada aos utilizadores que não têm conta criada.
Mas será que o Facebook sabe o que procuramos uma vez que ouve as nossas conversas?
De acordo com a informação revelada pelo próprio Facebook, muitas das notícias e informações que os utilizadores veem online, juntamente com os jogos, vídeos e outras coisas que gostam, são suportados pela publicidade. O Facebook espera oferecer melhor publicidade aos utilizadores do Facebook mas também aos que não têm conta criada.
Para oferecer publicidade direcionada, o Facebook tem de saber o que os utilizadores procuram. Segundo a professora universitária Kelly Burns da University of South Florida, além do Facebook analisar o comportamento dos utilizadores, também ouve a conversa do mesmos através do microfone dos smartphones.
Em que se baseou para tal teoria?
Depois de usar o microfone do seu smartphone para referir que estava interessada em fazer um Safari Africano de Jeep, a professora Burns começou a receber, passados 60 segundos, publicidade relacionada com Safaris.
“I’m really interested in going on an African safari. I think it’d be wonderful to ride in one of those jeeps.”
Within 60 seconds there appeared a post on her Facebook feed about a safari story, which was posted around three hours before.
De acordo com a professora Burns, o Facebook usa o áudio captado dos utilizadores para oferecer publicidade sobre o tema.
Em resposta à acusação feita, o Facebook confirma que de facto capta o áudio dos utilizadores mas apenas se o utilizador permitir e se este estiver a usar alguma funcionalidade que necessite de áudio. A empresa deixa bem claro que não usa o microfone dos smartphones para obter informações dos utilizadores e assim oferecer publicidade direccionada.
Facebook does not use your phone’s microphone to inform ads or to change what you see in News Feed. Some recent articles have suggested that we must be listening to people’s conversations in order to show them relevant ads. This is not true. We show ads based on people’s interests and other profile information – not what you’re talking out loud about.
We only access your microphone if you have given our app permission and if you are actively using a specific feature that requires audio. This might include recording a video or using an optional feature we introduced two years ago to include music or other audio in your status updates.
Caso o utilizador queira impedir que o Facebook aceda ao microfone, basta que vá as definições e desactive tal opção na zona da privacidade. No caso do Android devem ir a Definições > Facebook > Permissões.