Depois do WhatsApp ter anunciado que ia abandonar o BlackBerry, novos serviços parecem estar a tomar a mesma decisão e a seguir-lhes os passos.
A mais recente a chegar a esta conclusão é o próprio Facebook, que se prepara para abandonar o BlackBerry e sem dar qualquer alternativa a todos os que usam estes smartphones.
O BlackBerry tem estado numa espiral descendente há já alguns anos. Depois de ser, durante muito tempo, a empresa de referência no campo dos smartphones e da própria segurança, deixou cair esse título e foi ultrapassada pela concorrência.
Fruto deste abandono, cada vez mais serviços estão a abandonar esta plataforma. Depois do WhatsApp é agora a vez do próprio Facebook decidir que não vai mais suportar o BlackBerry. É também claro que do lado da BlackBerry esta decisão foi mal recebida, tal como as palavras de Lou Gazzola, manager sénior de marketing, o demonstram.
We are extremely disappointed in their decision, as we know so many users love these apps. We fought back to work with WhatsApp and Facebook to change their minds, but at this time, their decision stands (but let them know how you feel on social media, using the hashtag #ILoveBB10Apps).
Despite this, we have worked hard to ensure that our end-users have the best experience in light of this decision, and we are continuing to search for alternate solutions.
A procura de alternativas para esta situação, é algo que está a ser feito mas que ainda não tem uma solução.
Quais as alternativas para os utilizadores dos BlackBerry?
Como referido antes, a BlackBerry procura activamente soluções para estes dois problemas, do WhatsApp e do Facebook, mas até agora ainda não apresentou qualquer solução. É ainda cedo e os serviços vão funcionar até ao final do ano. Provavelmente não será possível usar aplicações alternativas pois o Facebook está a fechar as APIs de base que serviam estas apps.
A única alternativa será provavelmente a utilização do browser e a versão web do Facebook, que está preparada para servir estes dispositivos.
Esta é mais uma perda que a BlackBerry tem e que dificilmente conseguirá recuperar. As redes socais são cada vez mais uma exigência dos utilizadores. Com a mudança para o universo Android, a BlackBerry pode conseguir alterar o seu destino e recuperar os utilizadores que tem perdido.