O Tinder e outros serviços do género mudaram um pouco o panorama do “amor online”. Transportaram o conceito de encontros amorosos online para o dia a dia, para qualquer lugar com aplicações que interligavam permanentemente o utilizador com o seu relacionamento “secreto”.
O Facebook viu um mercado estável e muito utilizador, e está a acoplar a si também uma zona dedicada ao amor, dentro da app principal do Facebook. Uma espécie de Tinder, mas chamado de Facebook Dating.
O Facebook Dating não deverá ter uma aplicação independente da app “mãe”. Como tem sido hábito, o Facebook agrega dentro da sua app muitos serviços que são úteis ao utilizador.
Facebook Dating – Tinder à moda do Facebook?
A título de curiosidade a sua app de Facebook permite que tenha à mão, dentro da app Facebook, o Facebook Marketplace, Facebook browser, leitura de códigos QR, Gestor de anúncios, encontrar Wi-Fi, guias da cidade, jogos, calendário e muito mais.
Assim, mergulhando no território do Tinder e do Match Group, o Facebook está a testar, num grupo ainda pequeno, os funcionários da empresa, os encontros amorosos (embora que estes estejam avisados de que não é para namorar os seus colegas de trabalho).
O Facebook deu uma demonstração das características de namoro deste serviço em maio passado, na sua conferência F8. Mostramos agora uma rápida passagem pelas novidades e processo de integração graças a capturas do ecrã tiradas do código da app do Facebook pela editora do TechCrunch, Jane Manchun Wong.
Os designs dão uma ideia da vibração mais madura do Facebook Dating, que parece mais predisposta para encontrar um parceiro sério do que um caso de uma noite.
Uma vez que o utilizador tenha ativado o Facebook Dating, somente outras pessoas que também o ativaram poderão vê-lo e este “lado da app” não será partilhado no feed de notícias. O utilizador pode escolher se os amigos de amigos podem vê-lo ou não, e os perfis de encontros permitem opções para o utilizador referir a sua orientação sexual.
Saber mais sobre as pessoas mas sem as espiar
O utilizador poderá desbloquear grupos ou eventos dos quais faz parte para o Encontros e poderá navegar por possíveis correspondências com base na grande quantidade de informações que o Facebook conhece sobre o utilizador e sobre a pessoas com quem se quer relacionar.
Se duas pessoas expressarem interesse uma pela outra (sem as espiar), então essas pessoas podem enviar mensagens de texto uma à outra pelo Messenger ou pelo WhatsApp.
Há limites…
Sim, segundo parece também há limites. O Facebook está a considerar um limite de quantas pessoas o utilizador pode expressar interesse, o que impediria um comportamento de spam, provando tudo o que lhe parece na rede. Também será possível bloquear alguém na secção de Encontros, mas isso não quer dizer que essa pessoa fique barrada no Facebook, embora essa opção pareça ainda por terminar!
O Facebook Dating será só para maiores de 18 nos Estados Unidos e no resto do mundo segue a lei geral sobre o conceito de “adulto”.
Facebook Dating será gratuito?
O Facebook não tem planos para assinaturas pagas para recursos premium do Facebook Dating. Também não está certo que serão exibidos anúncios, embora a empresa possa reconsiderar essa possibilidade mais à frente.