Pplware

Facebook processa a BlackBerry por violação de patentes nas mensagens de voz

O mundo tecnológico é um verdadeiro campo de batalha no que toca às patentes. Sempre que podem, as empresas levam as adversárias a tribunal para conseguirem impedir que estas usem as suas ideias e as suas patentes.

A mais recente ação está agora a iniciar-se e coloca frente a frente o Facebook e a BlackBerry, com a rede social a queixar-se que a empresa canadiana usou as suas ideias nos seus produtos.


O processo que coloca estas duas empresas em tribunal teve início há alguns dias e foi iniciado pelo Facebook. A rede social queixa-se que a BlackBerry usou inadvertidamente algumas das suas patentes.

Ao todo são 6 as patentes que o Facebook alega que o fabricante de smartphones usou sem autorização, entre elas uma associada às mensagens de voz que a BB usa no BBM Enterprise.

O Facebook pediu a um tribunal federal de São Francisco que resolva esta questão entre as empresas e está a exigir um valor monetário para compensar as suas perdas. Este valor não foi ainda revelado.

O Facebook reclama ainda que a BlackBerry também violou uma patente relativa à forma como os dispositivos móveis entregam imagens e áudio. Há ainda referência a patentes relacionadas com a gestão de dados de GPS e segurança.

Este processo segue outro, que começou no início deste ano, com as mesmas empresas, e no qual a BlackBerry acusava o Facebook de violar patentes associadas com mensagens em sistemas móveis, no Messenger, WhatsApp e Instagram.

Este parece ser mais um caso em que as acusações vão ser constantes e que vai demorar vários anos a ser resolvido, como tem sido normal nestas situações. Provavelmente, como também tem sido normal, acabará com um acordo entre as empresas e a partilha das patentes a troco de um valor simbólico.

Exit mobile version