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Facebook atribui falha nos seus serviços a “Configuração do servidor”

O dia em que o império de Zuckerberg tremeu. Ou, por outras palavras, o dia em que nos apercebemos da nossa dependência do Facebook Messenger, Instagram, bem como do WhatsApp. A falha estendeu-se ainda a serviços menos conhecidos como o Workplace, ou mesmo o Oculus. Foram cerca de 14 horas de “apagão”.

Nesse hiato, milhões de utilizadores em todo o mundo expressariam a sua consternação através das redes sobrantes. Aliás, nesse meio tempo, o Telegram recebeu três milhões de novos utilizadores e o Twitter resistiu.


Inegavelmente a maior falha sentida no seio do Facebook, ainda que já se tenha visto algo assim em 2008, mas aí a rede social tinha “apenas” 150 milhões de utilizadores. Entretanto, ultrapassa os 2,3 mil milhões de utilizadores mensais ativos, uma grandeza que implica novas e redobradas responsabilidades.

A falha prolongou-se durante cerca de 14 horas

Não foi a maior interrupção de sempre na história desta empresa, embora tenha sido a mais alarmante para a sua massa de utilizadores. Salvo raras excepções, o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp estiveram inacessíveis, ou parcialmente inutilizáveis durante cerca de 14 horas. A falha começou ontem (13), às 15 horas.

Agora, por volta das 16:30 horas desta quinta-feira (14) de março de 2019, o Facebook esclareceu finalmente o que motivou esta falha. Até ao momento, a empresa limitou-se a garantir que não era um ataque informático, nada mais. Nas suas palavras, garantiu que não se tratava de um ataque de DDoS.

Esta foi a única informação fornecida durante o dia de ontem (13) pela empresa. Contudo, agora a tecnológica norte-americana coloca um ponto final em toda a situação. As causas do incidente prendem-se com a “configuração do servidor”. Isto de acordo com a publicação feita pela própria através da sua conta no Twitter.

Ontem, como resultado de uma mudança na configuração no servidor, várias pessoas sentiram problemas em aceder às nossas aplicações e serviços. Agora já resolvemos estes problemas e os nossos sistemas estão a recuperar. Lamentamos profundamente o inconveniente e agradecemos a paciência de todos.

A falha fez-se sentir no Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp

Em declarações à agência Reuters, um porta-voz da empresa assegurou que a rede social já está 100% acessível, mesmo nas regiões mais afetadas, mesmo nas zonas mais afetadas pelo “apagão”. Contudo, o grupo Facebook afirmou estar a investigar as causas exatas que provocaram esta grande falha no seu ecossistema.

Além disso, o grupo empresarial detido por Mark Zuckerberg diz estar a cogitar uma possível indemnização às empresas afetadas. Recordamos, nesse sentido, que várias entidades empresariais dependem dos serviços WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, bem como da Workplace para a execução da sua atividade.

O Instagram seria o primeiro a recuperar desta falha, seguindo-se o WhatsApp. Por último, durante esta tarde, o Facebook Messenger e respetiva rede social, afirmou estar agora novamente a 100%. Resta agora a memória do susto, com as mais de 12 horas sem ou com parcial acesso a todos estes três serviços.

Sentiu a falha nas suas redes sociais?
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