O Facebook é actualmente a maior rede social que existe na Internet. Nela partilhamos não apenas as nossas ideias, os conteúdos que encontramos, mas também as nossas fotografias e as imagens que achamos importantes e engraçadas.
Esta componente de imagem é muito importante para os utilizadores e o Facebook tem tentado melhorá-la, não apenas na forma como a apresenta, mas também nas funcionalidades que lhe pode dar.
Para melhorar ainda mais estas capacidades, foi hoje apresentada uma funcionalidade que vem dar uma nova vida aos álbuns de fotografias.. Falamos da possibilidade de criar álbuns partilhados.
A novidade agora apresentada vai mudar a forma como podemos partilhar as nossas fotografias e imagens no Facebook. A mudança não se centra na forma como os outros vêm as nossas fotos, mas sim como construímos essas galerias.
Passa a ser possível criar álbuns partilhados, em que vários utilizadores podem contribuir com imagens. O criador da galeria pode adicionar até 50 pessoas que podem contribuir, sendo que cada um destes pode adicionar até 200 fotografias.
A privacidade desta nova galeria pode também ser ajustada, podendo ser privada (para todos os que contribuíram), pública para os amigos dos que contribuíram ou pública para todos.
Esta funcionalidade ainda não é pública para todos, estando para já em testes num grupo restrito de utilizadores de língua Inglesa, sendo para breve alargado a todos os utilizadores do Facebook.
A criação de álbuns partilhados vai estar primeiro disponível apenas no browser (Desktop) e passará posteriormente para as versões móveis das aplicações do Facebook. Existem ainda trabalhos a decorrer para alargar o número de fotografias que cada um pode contribuir.
Esta novidade foi criada numa das sessões de hackathon do Facebook, onde os seus empregados são convidados a largar as suas tarefas e a criar novas funcionalidades do Facebook ou melhora as existentes.
No caso dos álbuns partilhados, o que se procurava era resolver o problema de ter de criar vários para um único evento. Desta forma todos os que estiveram presentes podem ser convidados e partilhar as suas fotografias.
Depois de criado um álbum partilhado, apenas o seu criador pode alterar as propriedades deste, podendo ainda editar ou remover a totalidade das fotografias presentes. Os que contribuem apenas podem editar as fotografias que enviaram para o álbum.
Esta novidade vem provar que o Facebook conseguiu finalmente contornar o problema de álbuns partilhados. Esta capacidade é procurada por muitos serviços há bastante tempo e apenas agora foi resolvida.
Resta apenas esperar que seja testada num cenário real e que depois de resolvidos eventuais problemas seja alargada a todos os utilizadores para que possamos usar esta excelente novidade.