Depois de muito se ter falado na (falta) de segurança e privacidade da rede social mais popular na Internet, o Facebook, parece que essa, e outras questões estão prestes a mudar.
Nesta quarta-feira, ocorreu um evento do Facebook, onde Mark Zuckerberg anunciou melhorias e novidades na rede social, relativas aos grupos de amigos e aos dados da nossa conta.
O evento, que teve lugar nos EUA, o CEO do Facebook anunciou três melhorias na rede social, que vão reforçar a segurança e a privacidade do site.
Relativamente ao grupo de amigos, uma das melhorias possibilita que se envie mensagens e actualizações apenas para um pequeno número de pessoas, e para aquelas que desejarmos. Desta forma evita-se que todos os amigos que temos recebam informações que não são do seu interesse.
Assim, basta que se crie um novo grupo onde se selecciona os amigos desejados. Neste espaço pode-se partilhar todo o género de informação e esta só será vista pelos membros do grupo. Outra novidade é o chat que possibilita que todas as pessoas do grupo comuniquem entre si ao mesmo tempo.
Veja aqui como funcionam os Grupos do Facebook:
Segundo Zuckerberg “Temos diferentes grupos de amigos, e não queremos publicar tudo para eles. Assim, acreditamos que as pessoas irão compartilhar mais, pois querem poder compartilhar conteúdo apenas com grupos específicos.”
Outra grande novidade que o CEO do Facebook anunciou, foi a possibilidade dos utilizadores da rede social fazerem download dos dados da sua conta.
Esta melhoria designa-se “Download Your Information” e permite que se faça download de um arquivo compactado com todas as informações que já postámos na nossa rede social, bem como mensagens, fotos, actualizações, vídeos e informações de perfil.
Aqui fica um vídeo de como proceder ao download dos dados da sua conta:
Por questões de segurança, o Facebook envia primeiro um e-mail ao utilizador com o link de download, onde este terá que inserir a sua password, e só depois o arquivo com os dados é disponibilizado.
A terceira melhoria anunciada no evento, é a possibilidade dos utilizadores terem controle sobre as aplicações a que acederam. Assim, podemos saber quais aplicações ou jogos que temos activos na nossa conta, data de acesso e, caso assim desejarmos, podemos eliminar os que não queremos.
Este vídeo mostra como aceder a essa funcionalidade:
O evento do Facebook foi transmitido através de um vídeo em tempo real, e contou com a presença de mais de 10 mil utilizadores.