Pplware

EyeWriter – Computador controlado com os olhos

Por Marisa Pinto para o Pplware O desafio de controlar um computador com o olhar já não é novo, pois existe um excelente projecto português ao qual o pplware dá toda a atenção, realizado no Instituto Politécnico da Guarda pelo Eng. Luís Figueiredo, denominado de MagicKey,   e que visa ajudar as pessoas tetraplégicas, permitindo controlar o computador apenas com o olhar.

Num outro projecto,o laboratório Graffite Research, bastante conhecido devido às investigações que realiza na área das inovações tecnológicas em manifestações artísticas, tinha como desafio  criar uma ferramenta para que o artista lendário de LA, Tony Quan aka TEMPTONE, portador de uma doença designada de ELS (Esclerose Lateral Amiotrófica – doença neuromuscular rara caracterizada pela progressiva perda da força muscular até à completa paralisação), pudesse continuar a expressar-se no mundo do grafitti.

Nesse sentido, membros  da Free Art and Technology (FAT), OpenFrameworks, Graffiti Research Lab e The Ebeling Group, uniram-se num trabalho em prol do lendário TEMPT ONE, ou seja o mestre do graffiti Tony Quan, que foi diagnosticado com ALS em 2003, e a doença deixou-o quase totalmente paralisado, com excepção dos olhos.

EyeWriter é um projecto de investigação colaborativo em curso, com o objectivo de capacitar as pessoas que sofrem de ALS, de poderem voltar a desenhar (só com os olhos), com recurso à tecnologia. Para este projecto de baixo custo, open-source foi desenvolvido um sistema de monitorização, que permite ao utilizador desenhar, recorrendo apenas aos olhos e assim expressar as suas capacidades e estados de espírito.

 

Através deste sistema, TEMPTONE conseguiu a partir de um quarto de hospital realizar um graffiti, com recurso a um projector de alta potência que apresentava imagens na fachada de um edifício a milhas de distância.

O resultado foi surpreendente pois  o seu estilo pessoal foi mantido, sendo este trabalho realizado exclusivamente por seus movimentos dos olhos.

Artigos relacionados


Homepage: EYEWriter

Exit mobile version