A Apple introduziu no iOS 8 a app Saúde, uma estrutura nova de investimento dos dispositivos móveis. A app Saúde recolhe dados semelhantes de diferentes fontes (por exemplo, pode recolher os passos registados pelo iPhone e também por uma pulseira de fitness) e organiza-os com base na sua origem.
A Apple, contudo, não colocou esta app a sincronizar os dados com a Cloud, provavelmente pelo peso que os dados importados poderiam corresponder no espaço do utilizador. Quando trocamos de iPhone, poderemos ter interesse ou necessidade de os importar para o novo iOS. Sabe como fazer?
A Apple tem mostrado que o seu foco principal ao desenvolver uma tendência para os iDevices é trazer para o seu ecossistema um tema que toca a todos: saúde e bem estar. Assim, a empresa tem adaptado o seu sistema operativo e desenvolvido ferramentas para que apps de terceiros possam descarregar na App Saúde os seus dados, criando um histórico sobre os nossos dados de saúde, médicos e muito mais. Praticamente tudo o que diz respeito à saúde e bem estar.
Podemos criar um verdadeiro relatório médico sobre o nosso estado físico onde os dados podem ser carregados manualmente mas também podemos ter aplicações que nos ajudam a ter esses indicadores automatizados.
Por exemplo, utilizo a app Strava que recolhe informação da minha actividade física e descarrega na app Saúde. Dispositivos como o Apple Watch dão igualmente informação sobre os batimentos cardíacos e a actividade monitorizada. O Termómetro, a balança e o Medidor de pressão arterial da Withings recolhem dados como a temperatura corporal, peso, massa corporal e a tensão arterial. Mas há depois várias outras aplicações e dispositivos que podem ser emparelhados com o iPhone e estes recolhem dados que são depois centralizados.
Além disso, a app Saúde traz um vasto leque de informação que pode ser útil em vários casos, isto porque tem sido adaptada e melhorada constantemente pela empresa de Cupertino.
Como referimos, esta tem uma opção que permite exportar os dados, contudo, não traz nem a sincronização com o iCloud nem tem uma opção de importação.
Então como podemos importar os dados da app Saúde?
Podemos fazer por um de dois métodos. O primeiro método é usar a capacidade de backup do nosso iPhone e depois repor tudo, tal como tínhamos. Para isso podemos usar o backup e o restauro através do iTunes ou através do iCloud.
Método 1
O primeiro método é fazer um backup total do iPhone que vamos deixar ou que vamos formatar e depois ao restaurar a cópia iremos ter os dados totalmente repostos.
Fazer cópia de segurança pelo iTunes
Para fazer a cópia de segurança pelo iTunes, ligamos o iPhone ao computador, abrimos o iTunes, escolhemos o dispositivo no ícone que se encontra no canto superior esquerdo a seguir ao menu de opção e transferimos para o iTunes todas as compras em Ficheiros > Dispositivos > Transferir compras de “iPhone…” :
Agora, procuramos no grupo Cópias de segurança a opção Este computador e clicamos no botão Efectuar cópia de segurança agora.
Ele irá demorar uns minutos a fazer uma cópia e esta deverá ser cifrada, tal como mostra a imagem com a opção Cifrar cópia de segurança do iPhone. Coloque a palavra-passe para cifrar os dados que lhe será solicitada (não se esqueça dela).
Repor cópia de segurança
Depois de termos feito a cópia de segurança (prática que deveremos fazer uma vez por mês, pelo menos), vamos colocar o novo iPhone ligado pelo mesmo processo do anterior e no iTunes vamos a:
Ficheiros > Dispositivos > Restaurar a partir da cópia de segurança… Depois, se existirem várias, escolhemos a mais recente ou aquela que pretendemos ver restaurada.
Fazer cópia de segurança pelo iCloud
Neste caso só tem de ter espaço no iCloud (atenção) e ir a Definições > iCloud > Cópia de segurança > Efectuar cópia de segurança agora.
Repor cópia de segurança do iCloud para o dispositivo novo
Ligue o dispositivo novo. Irá surgir um ecrã de boas-vindas. Se já tiver configurado o dispositivo novo, deverá apagá-lo antes de poder seguir estes passos. Prima o botão principal quando vir o ecrã de boas-vindas. Siga os passos até ver o ecrã Wi-Fi. Toque numa rede Wi-Fi para aceder à mesma. Siga os passos até ver o ecrã Aplicações e dados e, em seguida, toque em Restaurar a partir de iCloud > Seguinte.
Inicie sessão no iCloud com o seu ID Apple e a respectiva palavra-passe.
Se solicitado, seleccione uma cópia de segurança. Certifique-se de que é a cópia de segurança correta, confirmando a data e o tamanho de cada uma. Saiba o que deve fazer se lhe for solicitado para actualizar para uma versão mais recente do iOS.
Se tiver comprado conteúdos do iTunes ou da App Store com vários ID Apple, ser-lhe-á solicitado que inicie sessão em todos eles. Se não se lembrar das palavras-passe, pode ignorar este passo tocando em “Não tem um ID Apple ou esqueceu-se do seu”.
Mantenha a ligação e aguarde a conclusão do processo de restauro e, em seguida, conclua os restantes passos de configuração. Se possível, mantenha o dispositivo ligado por Wi-Fi e ligado à corrente após a configuração. Assim, os conteúdos como as suas fotografias, músicas e apps guardadas no iCloud são automaticamente descarregadas para o dispositivo.
Método 2
O método 2 é muito mais simples, pese o facto de ser apenas com carácter individual para aquele fim, que é exportar e importar dados da app Saúde.
Para isso vamos apenas e só recorrer a uma aplicação que existe na App Store e tudo fica super simples.
Health Data Import
Esta aplicação facilita todo o processo. Basta instalar a app, ir à aplicação Saúde e exportar os dados. Esses dados podem ser exportados, por exemplo, para o iCloud Drive, posteriormente será esse o local a apontar dentro da app Health Data Import.
Health Data Importer é um utilitário que recolhe o ficheiro de dados em XML e coloca toda a informação nos sítios certos dentro da app Saúde. Tudo será importado e poderá mesmo servir como recolha de dados de outras apps que não sincronizem com a app Saúde da Apple, basta que o ficheiro XML possa ser importado e tenha as regras necessárias para ser suportado nas diversas categorias.
A aplicação não é gratuita, custa 2,99 euros mas vale bem o investimento pois poderá manter o seu histórico sempre que trocar de iPhone ou fizer uma instalação limpa do sistema operativo.