Pplware

Explicamat – O explicador de matemática online e gratuito

A matemática é sem dúvida a disciplina que mais alunos leva aos centros de explicação, seja por dificuldades na aprendizagem, por preguiça em estudar sozinho em casa, ou simplesmente para manter as notas.

Porém, os centros de explicação trazem custos que muitas vezes são elevados demais para muitas famílias. Por esse motivo, divulgamos um canal que está a ter cada vez mais adeptos no meio escolar, onde se pode aprender melhor a matemática a custo zero.

Explicamat é um projecto desenvolvido por Vítor Pereira, professor de matemática de Castelo Branco, que visa o apoio à aprendizagem da matemática através de vídeos colocados no Youtube.

Este canal pretende aliar o poder das novas tecnologias, com as quais os alunos estão completamente familiarizados, com a comodidade e motivação que necessitam.

Sabemos das potencialidades do ensino à distância, da forma cómoda e flexível que proporciona, da capacidade de manusear ferramentas online de visualização 3D, da motivação e interesse que gera nos seus utilizadores mais jovens…Projecto Explicamat.

No site do Explicamat, os vídeos, disponibilizados de forma gratuita, encontram-se divididos por ano, período lectivo e estão seccionados por aula, tendo em conta o plano curricular leccionado nas escolas portuguesas. Em cada aula, além da explicação teórica, é incluída a resolução em vídeo de vários exercícios práticos.

Apesar do site apresentar algumas falhas de construção (é pouco apelativo e alguns vídeos estão ocultos da página principal, nomeadamente os referentes às matérias do 10º ano), ele abrange o 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, bem como algumas matérias leccionadas a nível de ensino superior.

Neste momento, apenas o 12º ano está completo em termos de matérias por aula durante um ano lectivo completo, sendo que os restantes anos apenas têm algumas aulas/períodos lectivos completos. Para o 12º ano, além das matérias teóricas o aluno tem acesso a uma série de vídeos com a resolução de exercícios associados. O facto deste ano estar completo pode ser muito proveitoso por parte dos alunos que estão “aflitos” para o exame nacional.

No site, os alunos têm ainda um chat onde podem colocar dúvidas e debate-las entre sim, sem a intervenção muito activa do professor. Além deste espaço de debate, existe uma página no Facebook, onde também podem ser colocadas algumas dúvidas, algumas delas respondidas pelo professor, mas onde se lêem principalmente testemunhos de alunos satisfeitos com estas explicações.

Para os alunos com mais dificuldade, ou dúvidas específicas, o professor ainda dá explicações online pagas. Estas explicações serão direccionadas a cada aluno de forma individual, respondendo directamente às suas dúvidas concretas. O aluno pode comprar pacotes de minutos de vídeo e ir expondo as suas dúvidas, que serão respondidas num prazo de 24 horas. Neste caso, as explicações não abrangem o ensino superior, estando apenas direccionada para o terceiro ciclo e ensino secundário.


Já conhecias este explicador?

Vais começar a ver os vídeos para melhorares a nota a matemática?

Explicamat Canal YouTube

Exit mobile version