Pplware

Evad3rs admitem ter recebido dinheiro de empresa Chinesa

O anúncio da existência de um jailbreak para o iOS 7 veio trazer para todos os utilizadores a mesma sensação de euforia que sempre acontece nestes momentos.

Mas pelo que se tem vindo a saber, esta versão de jailbreak está envolta em algumas situações pouco claras e que podem dar uma má imagem a toda a comunidade que se dedica a fazer este tipo de pesquisas.

A informação que circula na Internet é que esta versão de jailbreak que foi lançada pela equipa Evad3rs foi lançada de uma forma anormalmente antecipada, sem que tenha sido testada de forma completa e até sem que tenha sido garantida a compatibilidade com muitos dos elementos que completam este ecossistema.

A razão apresentada relaciona-se com a pressa de lançar no mercado uma versão de jailbreak, antecipando-se a todas as outras equipas que estão a trabalhar neste objectivo.

Algo tão básico como a compatibilidade do jailbreak da versão 7 do iOS com a loja de aplicações Cydia, elemento essencial para o pós jailbreak, não foi testado, quer no funcionamento quer na segurança e compatibilidade.

Algo que foi também descoberto, e que coloca em causa os princípios da equipa Evad3rs, foi a presença de uma aplicação não anunciada e que dá acesso a uma loja de aplicações Chinesa. Esta loja, um clone da loja de aplicações da Apple, disponibiliza aos utilizadores aplicações pirateadas.

A comunidade começou de imediato a tentar obter informações sobre as razões da escolha da equipa Evad3rs. A resposta foi rápida e está aberta a todos os que pretenderem saber a versão dos Evad3rs.

Foi disponibilizada uma carta aberta onde todos os contornos do negócio, as razões para a inclusão da aplicação e a justificação para o lançamento apressado deste jailbreak.

Nessa carta é explicado que a inclusão da aplicação da loja Taig foi uma forma de dar aos utilizadores opções adicionais, para além das tradicionalmente conhecidas, e que nunca foi esperada a presença de software pirateado.

In the course of developing the iOS 7 jailbreak, we were approached by the company with an offer of partnership in offering Taig bundled with the jailbreak in China. Taig is a Chinese App Store written in Chinese. tailored and, we believe, well suited to meet the needs of users for the Chinese market. Users are not locked into Taig. Cydia can also be installed and Taig removed afterwards. It would be deeply hypocritical to remove choice from the user in the course of jailbreaking.

É ainda esclarecido que a loja Cydia foi alertada da oferta feita pela Taig, dando-lhes a conhecer todos os contornos do negócio.

Foi também sabido que teve Saurik, que controla o Cydia, ofertas de equipas concorrentes para a inclusão noutras versões de jailbreak e que estes estariam prestes a ser lançados.

After we received the offer from Taig, we informed Saurik, our friend, of our decision to accept the offer. SaurikIT had been in talks with Chinese companies regarding potential partnerships, made a counteroffer. We believe they share our views on how a relationship with companies in China currently utilizing jailbreaking might benefit everyone in the community. Unfortunately, the negotiations did not work out. A few days later, we received information that SaurikIT was working with another group to release a jailbreak ahead of us. We decided to release, knowing that Cydia, MobileSubstrate, and jailbreak tweaks would be updated after a few days, just as it always has in the course of jailbreaking.

Ao terem lançado esta actualização tão perto do lançamento da próxima versão do iOS, que se espera para muito breve, estão a ser revelados os pontos de falha do iOS e que são explorados nestas situações.

Ao ter conhecimento destas fragilidades do seu sistema operativo, a Apple irá resolvê-los, retirando a possibilidade de serem usados para a realização do Jailbreak, fazendo reverter todo o processo e o trabalho até agora conseguido.

Toda esta confusão está a abalar as comunidades que se dedicam a contornar os limites e as restrições que a Apple coloca no seu sistema operativo para dispositivos móveis e a colocar em causa o nome e a fama que foi conquistando ao longo dos anos.

Os contornos deste grande confusão ainda não estão bem claros e nem o impacto que poderá ter na comunidade estão medidos, mas o que é certo é que toda a confiança e crença nas equipas que desenvolvem estas soluções foi abalada e sabe-se agora que podem existir negócios escondidos por trás de toda esta vontade de ajudar a comunidade.
Homepage: Carta aberta Evand3rs

Exit mobile version