Os ataques informáticos têm ganhado proporções preocupantes nos últimos anos. Deixaram de ser meras brincadeiras ou curiosidades de alguns supostos hackers para ações altamente organizadas.
A sustentar este tipo de ações estão também sites e organizações que alugam os seus recursos. Um desses sites, o Webstresser.org, foi agora fechado pela Europol.
Sites como o Webstresser.org não são conhecidos do público geral, mas são responsáveis por ações que todos já sentiram.
Este é um dos vários sítios web responsáveis por ataques de DDoS (Distributed Denial of Service), que muitas vezes afetam os serviços que usamos na Internet.
O fecho do Webstresser.org foi feito na passada 3ª feira e resultou na prisão dos seus administradores, tendo sido executada em vários países.
Esta ação foi o trabalho de uma investigação realizada pela polícia Holandesa e a Agência Nacional do Crime do Reino Unido, com o apoio da Europol e das forças policiais de outros 12 países.
Para além destas prisões, também toda a infraestrutura do Webstresser.org foi desmantelada, estando os equipamentos alojados em centros de dados do EUA, Holanda e Alemanha.
Segundo a Europol, os principais visados destes ataques eram a banca, instituições governamentais, forças policiais e serviços associados à industria dos vídeojogos.
O Webstresser.org tinha mais de 136 mil utilizadores e realizou, até abril, mais de 4 milhões de ataques. O preço praticado para utilização deste serviço era de apenas 15 euros mensais.