Pplware

EUA poderão ter pedido à Alemanha para espiar a Siemens

Depois de Edward Snowden ter revelado milhares de documentos muito comprometedores para o serviço secreto norte-americano NSA, surgem agora rumores que dão conta que a chanceler alemã Angela Merkel e o serviço secreto alemão BND têm vindo a espiar a gigante Siemens a pedido dos Estados Unidos.

Segundo o jornal bávaro, Bild am Sonntag, a agência de segurança norte-americana NSA terá suspeitado que a Siemens estaria a fornecer tecnologia de telecomunicações a um serviço secreto russo, tendo pedido tanto ao governo de Angela Merkel como à agência de segurança germânica BND que espiassem a empresa, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo.

Para além desta questão, o jornal avançou também que a BND terá alegadamente espiado, a pedido da NSA, o grupo Airbus, o governo francês e a Comissão Europeia, o que abalou o governo que actualmente lidera o país e irritou alguns dos seus parceiros europeus.

Em resposta a esta notícia, um porta-voz oficial da Siemens, afirmou não ter conhecimento de quaisquer factos que possam ter levado tanto a NSA como a BND a colocar um alvo nas costas da empresa, afirmando mesmo, que não há qualquer razão para que a empresa seja espiada desta forma.

Quanto à espionagem em si, todas as comunicações estariam a ser interceptadas a partir de um ponto estratégico da BND, em Bad Aibling, no sul do estado da Baviera. Contudo, depois deste escândalo ter sido tornado público, todas as relações de cooperação entre a NSA, a BND e o governo de Angela Merkel foram terminadas, tendo mesmo o governo germânico rejeitado já alguns pedidos feitos pela agência de segurança norte-americana.

A questão da privacidade tem vindo a afectar milhares de pessoas e Snowden tem vindo a lutar contra todos estes esqueletos que os grandes países, um pouco por todo mundo, tendem a esconder.

Exit mobile version