Todos nós sabemos que o sistema operativo Windows é o mais usado em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Apple cresceu bastante (especialmente com o IOS) e o Linux passou a ser uma alternativa ainda mais credível para ambiente domésticos (em especial o Ubuntu e derivados).
Dados divulgados recentemente pela Net Applications mostram que apesar do crescimento do sistema operativo da Apple e do Linux, o Windows continua a dominar por completo no segmento dos desktops. Conheça os resultados.
Para quem não conhece, a Net Applications é uma empresa que realizada estudos analíticos com base em informações “passadas” pelos browsers dos utilizadores, num conjunto alargado de sites. Segundo os últimos dados, a Net Applications captura informações dos utilizadores, mensalmente, em mais de 40 mil sites de clientes, num universo de 160 milhões de utilizadores únicos.
Os últimos dados da Net Applications mostram que o Windows 8, lançado em Outubro, está a ganhar participação de mercado, “roubando” utilizadores ao seu irmão mais velho, o Windows 7 (além disso o Windows 8,1 já ultrapassou também o Windows Vista).
No entanto, a dupla de SO’s (Windows 8.1 + Windows 8) apenas detêm uma quota de 10% de mercado. De referir que o Windows 7 continua a “comandar” com cerca de 48% de quota do mercado (Dados de Janeiro de 2014).
No total, as várias versões do Windows conseguiram em Janeiro de 2014 uma participação de 90,72%. O MacOS segue na segunda posição com 7,68% e o Linux ocupa a terceira posição com 1,60%.
Os dados divulgados pela Net Applications mostram que o Windows tem perdido participação no mercado, todos os meses, com excepção de Março, Julho e Novembro de 2013. O MacOS e o Linux têm crescido ligeiramente.
Como referido estas são as estatísticas obtidas com base numa população de 160 milhões de utilizadores únicos.