O mercado dos smartphones tem vindo a alterar-se significativamente. Se inicialmente, quando os smartphones começaram a surgir na vida de cada um de nós, eram as grandes marcas como a Samsung, a HTC ou a LG a dominar no mundo do Android, agora existe um grande número de novas marcas que tem vindo a marcar a sua posição, sendo que hoje é a francesa Wiko que ocupa o segundo lugar das preferências nacionais por smartphones.
Mas será que a procura pelas grandes marcas está a diminuir? Como se comportam os consumidores entre as diferentes gamas dos equipamentos? Colocámos estas e outras questões ao nosso parceiro KuantoKusta e apresentamos-lhe algumas conclusões.
Com o objetivo de perceber de que forma os comportamentos dos consumidores nacionais se estão a alterar face à oferta de smartphones de novas marcas, recorremos a informações disponibilizadas pelo nosso parceiro KuantoKusta relativas à procura desses mesmos equipamentos face à procura de smartphones das grandes marcas e, dependendo do poder de compra, por que tipo de marca somos conquistados.
Não há dúvidas que são ainda as grandes marcas que merecem a confiança dos consumidores online nacionais. Contudo, a procura pelas novas marcas tem vindo a crescer de forma bastante sustentada.
A Samsung, a LG e a Sony foram de uma forma geral as três marcas mais procuradas no comparador de preços do KuantoKusta durante o passado mês de setembro, mas logo em seguida surgem as marcas da Wiko e da bq, com 10,25% e 7,18% de procura por dispositivos Android, respetivamente.
A Samsung consegue arrebatar qualquer procura, a arrecadar 40% das preferências dos consumidores online, valor que vai de encontro ao mercado global nacional, segundo o relatório da consultora GfK. De referir que o Samsung Galaxy S5 foi o smartphone mais procurado durante o mês de setembro, não considerando só dispositivos Android, mas todos os smartphones do mercado.
Perante estas informações, será que os consumidores, com diferente poder de compra, são lineares nas suas preferências pelas grandes marcas em detrimento das novas e mais baratas marcas?
Para o segmento dos equipamentos de gama mais elevada, selecionámos o Galaxy S5 da Samsung e compará-mo-lo com um equipamento de marca chinesa, o Xiaomi Mi3.
Infelizmente, nas lojas nacionais, o mais recente modelo da Xiaomi, o Xiaomi Mi4, ainda não está disponível, pelo que não existem quaisquer dados a ele referentes no KuantoKusta. Mas o Xiaomi Mi3, não deixa de ter grandes características que o colocam no topo. Na verdade, poderíamos comparar nesta gama o Galaxy S5 com um OPPO Find 7 ou com um One Plus One, mas tal como o Xiaomi Mi4, estes equipamentos ainda não se encontram em qualquer loja nacional online presente no comparador.
Observando e comparando as características destes dois equipamentos, não vamos encontrar diferenças substanciais que não sejam justificadas pela diferença de preços. Mas é inegável, que quem tem capacidade de poder de compra e deseja andar com o melhor smartphone do mercado no bolso, a escolha ainda recai sobre as grandes marcas. A procura pelo Xiaomi Mi3 é tão pouco expressiva que não chegou a atingiu sequer os 0,2% da procura de smartphones Android topo de gama durante o mês de Setembro.
Quando olhamos para os smartphones com características que os colocam numa gama média, encontramos uma infinidade de equipamentos tanto de marcas de renome no mercado dos smartphones, como das novas marcas. Como tal, a nossa selecção recaiu sobre um dos smartphones mais cobiçados no mundo do Android, o Moto G (2014) da Motorola, e um dos mais recentes equipamentos da Wiko, o Heaven Getaway.
Com uma diferença de preços de pouco mais de dois euros, a Wiko e a Motorola apresentam dois equipamentos bastante equiparáveis, ainda assim, o Wiko apresenta dois ou três aspectos superiores face ao Moto G. Ambos vêm equipados com a versão 4.4 do Android KitKat, sem alterações à interface, mas sobre o Moto G já há certezas que receberá a atualização ao Android L.
Talvez por isso, e pelo reconhecimento que o Moto G (2013) veio trazer à Motorola e aos seus equipamentos, quando comparamos o número de pesquisas no KuantoKusta entre ambos, o Moto G (2014) tem uma procura de 68% contra os 32% do Wiko Getaway.
Já nos smartphones de entrada de gama, a nossa escolha recaiu sobre um smartphone da LG, o L40, e sobre o bq Aquaris E4.
Esta poderia não ser a escolha mais óbvia, tendo em conta o tipo de características dos dois equipamentos, contudo, aquando da nossa selecção do LG L40, o seu preço situava-se acima dos 150 euros, tendo sofrido uma quebra de preço substancial de um dia para o outro, estando agora abaixo dos 100 euros.
Neste caso, fomos mais longe e olhámos para outros modelos da LG de entrada de gama e, em qualquer um dos casos, a bq foi claramente a vendedora das preferências online para clientes com menor poder de compra.
Com esta pequena análise conseguimos perceber com facilidade que, apesar do peso que as grandes marcas têm no mercado, os consumidores online são cada vez mais receptivos às novas marcas, principalmente no caso em que os consumidores se posicionam num segmento médio/baixo.
Quando falamos de equipamentos de topo, as marcas menos conhecidas, algumas delas de proveniência chinesa, não são tão bem aceites. Até mesmo a Huawei, que tem vindo a colocar no mercado nacional excelentes equipamentos com excelentes características, não consegue ainda alcançar resultados próximos de uma marca como a Samsung em Portugal.
Enquanto consumidor, confia na qualidade dos smartphones das novas marcas que têm vindo a surgir no mercado?