A data de 26 de Outubro era já conhecida pela maioria dos utilizadores do Windows. É esse o dia em que a Microsoft passa a disponibiliza ao grande público a mais recente versão do seu sistema operativo, o Windows 8.
E porque a Microsoft não é diferente das restantes grandes marcas, agendou para a véspera, dia 25, um evento especial para a apresentação desta sua novidade. Os convites começaram já a ser distribuídos e tudo se começa a preparar para esse grande dia.
Os convites começaram a chegar ontem à imprensa norte americana e revelam que na Terça feira, dia 25 de Outubro, na cidade de Nova York, a Microsoft irá celebrar a chegada do novo Windows 8 a todos os utilizadores.
Não foram revelados pormenores sobre este evento, mas especula-se bastante sobre o que a Microsoft apresentará para além do Windows 8.
Existem algumas certezas quase óbvias sobre algumas novidades, até porque o que havia a apresentar sobre o Windows 8 já foi feito. A versão RTM está disponível desde o dia 02 de Agosto e permitiu que os fabricantes preparassem as primeiras máquinas que vão apresentar com este novo sistema operativo. Esta é uma das certezas. Vão estar disponíveis muitas e interessantes máquinas de diversos fabricantes.
Naturalmente que o Windows 8, com todas as suas novidades na interface gráfica, software (do qual destacamos o Internet Explorer 10) e outras funcionalidades, será o centro de toda esta apresentação. Este é, actualmente, o centro de um grande ecossistema que a Microsoft criou e que deverá ter à sua órbita uma série de serviços e de equipamentos.
O próprio Office 13 pode ter uma palavra dizer. Depois de apresentada a versão Customer Preview foi continuado o trabalho de desenvolvimento desta suite. Não é lógico que seja disponibilizada uma versão ARM do Windows 8 e que não inclua esta suite.
Depois existe a dúvida Surface. Apesar de apresentado ao público em meados de Junho, o Surface não voltou à ribalta e tem ando muito “esquecido” pela Microsoft. Provavelmente falta apenas o lançamento do Windows 8, peça fundamental neste equipamento, para que seja trazido ao público e colocado à venda. Esta deve ser mais uma das presença esperada e que poderá ser o foco do evento.
Outros rumores, e estes não passam mesmo disso, falam da probabilidade de a Microsoft apresentar nesse mesmo evento a nova versão do seu sistema operativo móvel. O Windows Phone 8 foi também já apresentado formalmente, mas ainda não existem datas para a sua disponibilização nos equipamentos já apresentados ou em novos equipamento móveis.
Resta-nos então esperar pelo final do próximo mês de Outubro e ver que novidades vai a Microsoft trazer nesse evento. A certeza do Windows 8 já foi dada, mas existem outros produtos que dependem deste novo sistema operativo para serem lançado.
Provavelmente será também nesse dia a sua vez de se tornarem disponíveis ao grande público, mas essa certeza apenas está acessível à Microsoft.
Recordando duas frases que Steve Balmer proferiu na apresentação do novo Windows Phone 8, este será o ano da Microsoft!
Make no mistake about it, this is the year for Windows.
Windows Phone, Windows tablets, Windows PCs. It is a year for Windows.
Até agora as expectativas não têm defraudadas, mas começa a ser hora de a Microsoft colocar no mercado tudo o que já apresentou e que promete revoluciona ainda mais um mercado que está ao rubro!