Pplware

Está confirmado! Preço da eletricidade baixa 3,5% já em janeiro de 2019

Após a análise do parecer do Conselho Tarifário e das entidades regulamentarmente previstas, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deu hoje a saber que o preço da eletricidade vai baixa 3,5% já em janeiro.

Para ter uma ideia da poupança, numa fatura de 45 euros, os clientes irão poupar 1,575 euros.


A ERSE aprovou os valores das tarifas e dos preços regulados de energia elétrica que vigorarão a partir do dia 1 de janeiro de 2019 em todo o território português. A atualização representa uma “descida de 1,58 euros numa fatura média mensal de 45,1 euros”, segundo a ERSE. 

Para os consumidores com tarifas sociais de venda a clientes finais, prevê-se uma redução na fatura média mensal de eletricidade de 13,67 euros, para uma fatura média mensal de 26,8 euros, valor que já integra a aplicação de um desconto social mensal de 13,67 euros.

A revisão das tarifas surgiu depois de o Governo ter aprovado a transferência de 190 milhões de euros para abater o défice tarifário, como previa o Orçamento do Estado 2019.

A medida vai abranger 1,15 milhões de clientes domésticos do mercado regulado. Mais de cinco milhões já se encontram no mercado liberalizado. 

Numa primeira reação à decisão anunciada pela ERSE, a DECO sublinha que a redução do preço da luz em 3,5% “é um sinal positivo, mas que não irá retirar Portugal do topo da tabela Europeia da eletricidade mais cara”.

Numa nota enviada à TSF, a associação de defesa do consumidor reitera que “a luz e o gás, legalmente, são serviços públicos essenciais, pelo que deveriam ter a mesma taxa aplicada aos bens de primeira necessidade, como os produtos alimentares básicos”.

“Com a redução do IVA de 23% para 6%, o custo da eletricidade e do gás (natural e engarrafado) sofreria um decréscimo de cerca de 13%, e os portugueses poupariam 70 euros, por ano, na eletricidade, e 40 euros, no gás”, frisa a DECO

Via ERSE

Exit mobile version