Pplware

Espiar iPhones e iPads? Agora nem a Polícia

A Apple deu a conhecer nesta quarta-feira que, agora com o novo iOS 8, é impossível entregar dados de iPhones e iPads às autoridades mesmo quando estes solicitam os dados com um mandado de busca.

A Apple fecha assim a porta a toda e qualquer alegação de participar numa campanha governamental de recolha de informações dos utilizadores. Esta posição dura da empresa de Cupertino vem contrariar os esforços governamentais mas endurece a política de privacidade da Apple.

A medida, que foi anunciada com a publicação de uma nova política de privacidade ligada ao lançamento do mais recente sistema operativo móvel da Apple, o iOS 8, eleva-se a uma solução de engenharia que é também um dilema legal: ao invés de cumprir ordens judiciais obrigatórias, a Apple reformulou a sua mais recente criptografia que impede a empresa – ou qualquer pessoa, excepto o dono do aparelho – de ter acesso às vastas compilações de dados do utilizador armazenados nos smartphones ou tablets.

A chave é a criptografia que os dispositivos móveis da Apple colocam automaticamente em prática quando o utilizador activa e acciona o código secreto. Assim, a partir de agora no iOS 8, é quase impossível (quase porque nesta área o impossível não existe) qualquer pessoa ter acesso aos dados cifrados se não souber este código de acesso.

O acesso fica bloqueado a tudo, quer a fotografias, e-mails ou gravações existentes nos dispositivos. A Apple vinca mesmo que esta alteração deixa de fora qualquer possibilidade de acesso aos dados. Mesmo que as autoridades tenham mandados de busca, no iOS 8 deixarão de o poder fazer. A nova política de privacidade protege totalmente todo e qualquer utilizador do iOS 8.

No site da Apple pode ler-se:

“Ao contrário da concorrência, A Apple não pode passar sobre o código de acesso e, consequentemente, não pode aceder aos dados do dispositivo. Não é tecnocamente possível, para nós, responder a mandados governamentais para a estração de dados privados dos dispositivos que corram o iOS 8.”

Fica assim referido que com a ampla propagação do iOS 8, os dispositivos Apple que estiverem já com este novo sistema operativo vão ficar totalmente vedados à investigação policial.

Mas a Apple não é caso único….

 

Novos Androids também oferecem encriptação nativa

Logo após o anúncio da Apple, os seus directos concorrentes também se lançaram na mesma actualização da política de privacidade:

A próxima geração do sistema operativo Android, da Google, que deve ser lançado no próximo mês, irá cifrar os dados, nativamente, pela primeira vez, revelou a empresa nesta quinta-feira. Assim é levantada mais uma barreira que impede as autoridades de aceder aos blocos de dados pessoais tipicamente mantidos nos smartphones.

O Android oferece uma criptografia opcional nalguns dispositivos desde 2011, mas os especialistas em segurança afirmam que poucos utilizadores sabem como activar o recurso. Agora, a Google está a projectar os procedimentos de activação de novos dispositivos Android para que a criptografia aconteça automaticamente; somente quem tenha conhecimento da senha de um dispositivo será capaz de ver as imagens, vídeos e comunicações armazenados nesses dispositivos.

Todas estas acções estão em marcha para prevenir que sejam desenvolvidas determinadas ferramentas, que permitiram no passado o acesso ilegal e abusivo a conteúdos de utilizadores, manchando as marcas que desenvolvem estes sistemas operativos.

Se ninguém conseguir entrar, então todos estarão mais seguros, pelo menos é o que se espera.

Exit mobile version