Pplware

Espanhol detido por revelar Radares no WhatsApp

Em Portugal, revelar as localizações de radares de controlo do tráfego rodoviário passou a ser visto como “serviço público”.  Há vários grupos que se dedicam a recolher esta informação e a partilhá-la pelas redes sociais. Também, a própria autoridade, disponibiliza mensalmente os locais onde estarão colocados alguns radares de controlo de velocidade. Não sendo esta uma situação que incomode de alguma forma as autoridades portuguesas.

Em Espanha, contudo, o cenário é diferente. Um habitante de Pontevedra foi detido por revelar dados secretos da posição dos radares de tráfego.

Segundo o jornal La Voz de Galicia, um indivíduo da cidade de Pontevedra foi detido pelas autoridades espanholas por revelar a posição dos radares de controlo de velocidade rodoviária e colocar as suas posições num grupo que criou no WhatsApp.

A informação colocada no WhatsApp, contudo, era mais gravosa do que aquela que conhecemos por cá, a pessoa em causa colocava não só as localizações dos radares como também era disponibilizada a informação de dados sensíveis de alguns agentes da Guardia Civil.

A Guardia Civil vem a alertar que nos últimos meses tem havido uma proliferação de grupos no WhatsApp em que os utilizadores trocam mensagens alertando outros condutores para a presença em determinadas localizações dos ditos radares.

Se em Portugal as autoridades informam as localizações num carácter preventivo, em Espanha este comportamento é gravoso pois inviabiliza a acção de controlo de excesso de velocidade.

Exit mobile version