O escândalo das emissões da Volkswagen é um assunto de escala mundial! Depois das primeiras descobertas que vieram a público nos finais de Setembro e que envolviam apenas a Volkswagen, descobriu-se que, afinal, o problema era bem mais grave a afectava muitas outras marcas como é o caso Skoda, Seat e Audi.
Segundo a Emission Analytics, além das marcas referidas, há agora mais quatro que passam também a estar envolvidas no super escândalo das emissões poluentes.
Mitsubishi, Mercedes, Mazda e Honda são as marcas que, segundo o canal The Guardian, estão também envolvidas neste escândalo. Segundo os relatórios, alguns modelos destas marcas emitem mais NoX (óxidos nitrosos) que o previsto nos testes de certificação.
Para se ter uma ideia mais concreta, alguns modelos Honda emitem até 6x mais NOx do que o previsto e há alguns modelos 4×4 que a emissão do poluente pode chegar a 20x mais do que o previsto por lei.
Relativamente a estas quatro marcas não há qualquer indicação que tenham recorrido a “software fraudulento”, tal com aconteceu com a Volkswagen e outras marcas do grupo, mas os testes realizados indicam que não cumprem as normativas europeias definidas relativamente a emissões de gases poluentes.
A par das marcas referidas, há já também informações que a Nissan, Renault, Citroën, Hyundai, Fiat, Jeep e Volvo possam também vir a ser acusadas de incumprimento no que se refere à legislação vigente sobre emissões de gases poluentes.