As patentes estão na ordem do dia e fazem toda a diferença quando o assunto são os avanços do meandro tecnológico.
A empresa sueca Ericsson, fabricante de equipamentos de comunicação fixa e móvel entregou hoje uma queixa no tribunal Distrital do Distrito Leste do Texas contra a Samsung, alegando violação das suas patentes.
A empresa de equipamentos de telecomunicações da Suécia, disse hoje que lançou o processo judicial depois de não haver entendimento entre as duas empresas, após vários anos de negociação.
O acordo sobre a renovação do licenciamento de patentes, que envolve tecnologias patenteadas pela Ericsson e que são aplicadas em diversos padrões de telecomunicações e rede, incluindo tecnologias wireless usadas pela Samsung, não foi renovado.
Após mais de dois anos, a Samsung recusou-se a assinar um novo acordo de licenciamento nos termos Frand (Fair, Reasonable and Non-Discriminatory). Estas taxas cobradas pelo uso de padrões de tecnologia, sobejamente utilizadas neste mercado, tinham já sido motivo de acordo entre as marcas em 2001, renovado em 2007. No entanto, após o prazo ter expirado, a Samsung não quis renovar o mesmo acordo.
Segundo um comunicado da Ericsson, a empresa sueca terá investido 32.6 mil milhões de coroas suecas, algo como 4.9 mil milhões de dólares, na investigação e desenvolvimento destas tecnologias em 2011. O resultado colocou ao serviço do segmento mobile centenas de padrões de comunicações que são amplamente usadas pelo mercado dos smartphones e tablets, como exemplo claro dessa investigação está o padrão LTE (Long Term Evolution), de quarta geração.
O director do departamento de propriedade intelectual da Ericsson referiu que:
Até o final de 2012, haverá aproximadamente 6.6 mil milhões de assinantes de dispositivos móveis no mundo. A partilha de tecnologia no sector das comunicações é um dos principais impulsionadores desse desenvolvimento. O ecossistema de telecomunicações baseia-se em termos justos e razoáveis que criaram um mercado que atrai massas globais de mobilidade e banda larga com a Ericsson como um contribuinte principal.
Até agora, a Ericsson assinou mais de 100 acordos de licenciamento com outras empresas do sector. A empresa sueca possui actualmente mais de 30.000 patentes em todo o mundo. [via Cnet]