Um dos principais factores que apoiam a escolha de um smartphone, hoje em dia, é a capacidade que as marcas têm de manter as actualizações dos sistemas operativos, independentemente do modelo escolhido.
Várias são as situações em que os utilizadores se vêem confrontados com um excelente equipamento, que por problemas ou por decisão do fabricante, mas que está impossibilitado de receber actualizações.
Esta situação surgiu para muito utilizadores do Windows Phone aquando da transição da versão 7 para a 8. A maioria desses dispositivos viram-se impossibilitados de realizar a actualização, o que não deverá acontecer com o lançamento do Windows Phone 8.1.
O Windows Phone 8.1, que será a evolução natural da versão anterior, deverá ser apresentada já na próxima BUILD, no próximo mês de Abril. Será uma versão de evolução e de apresentação de novidades, algumas delas já faladas e mais do que naturais.
Mas a dúvida que mais está a atormentar os utilizadores da actual versão é que se repita o problema que surgiu aquando da versão 8 do Windows Phone.
Esse problema surgiu quando se viram impossibilitados de fazer a natural evolução e actualizar os seus equipamentos para o Windows Phone 8.
Mas segundo informação agora apresentada pelo site Computerworld, recolhidas numa conversa com Greg Sullivan, Director de Relações Públicas do Windows Phone, todos os equipamentos que correm o Windows Phone 8 vão poder ser actualizados para a versão seguinte.
We will not have the same experience as we had when Windows Phone 7 was upgraded to Windows Phone 8,” Greg Sullivan, Windows Phone director of public relations at Microsoft, said in an interview Wednesday at the International CES show here.
We won’t run out of head space on Windows Phone 8 any time soon.
Greg Sullivan adiantou ainda que a política de suporte de actualizações da Microsoft para o Windows Phone é 36 meses, o que bate muitos dos seus rivais.
As primeiras informações referentes a esta possibilidade de actualização, davam conta de que o cenário que surgiu no lançamento do Windows Phone 8 se iria repetir e que mais uma vez os actuais equipamentos não iriam suportar a actualização.
Mas esta nova informação vem deixar mais descansados os donos dos equipamentos e preparar o caminho para que o sucessor do Windows Phone 8 seja um sucesso.
De notar no entanto que a disponibilização da actualização para a nova versão vai sempre depender dos fabricantes ou dos operadores e não ficará a cargo da Microsoft.
Devido à compra da Nokia por parte da Mirosoft, provavelmente os equipamentos deste fabricante vão ter acesso mais facilitado a esta actualização, mas com certeza que os restantes fabricantes se vão empenhar em disponibilizar o Windows Phone 8.1 para os seus equipamentos.
Este ponto, de grande importância, é o que muitas vezes impede que os equipamentos tenham acesso às mais recentes versões dos sistemas operativos. Ao não libertarem as versões adaptadas, os fabricantes ou os operadores acabam por condicionar os utilizadores e limitar a utilização dos equipamentos.
Os equipamentos, mesmo que recentes, acabam por não receber as actualizações e as novas funcionalidades, algo a que os utilizadores esperam ter acesso quando compram os seus dispositivos.
Esta novidade vem colocar a Microsoft na linha da frente no que toca ao suporte dos equipamentos que correm o seu sistema operativo. O que tem acontecido na concorrência, nomeadamente e em especial no Android, tem deixado os utilizadores bastante desagradados.
São boas as noticias que a Microsoft veio trazer para todos os que escolham o Windows Phone como o seu SO móvel e principalmente para os que investiram o seu dinheiro num hardware que querem que se mantenha por muitos e bons anos actualizado e sempre capaz de dar o seu melhor, num sistema operativo ajustado e evoluído.