Pplware

ePortugal: Conheça já o novo Portal do Cidadão

O ePortugal vem substituir o antigo Portal do Cidadão e também o Portal do Empreendedor, passando a agregar todos os serviços dedicados a cidadãos e empresas, que se encontravam nestes dois portais.

O novo portal ePortugal tem como objetivo facilitar as interações entre cidadãos e empresas com o Estado, tornando-as mais claras e simples.


Está já disponível online o novo Portal do Cidadão. Apesar da plataforma só ser apresentada oficialmente hoje à tarde, quem tiver curiosidade já pode espreitar a nova interface, os novos serviços e até há uma assistente virtual, a Sigma. 

O assistente virtual usa uma ferramenta de inteligência artificial e acompanha de forma automatizada o cidadão ou o empresário que pretenda encontrar determinada funcionalidade no site

disse à TSF o secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

Segundo o governante,  este portal visa aumentar a utilização de meios eletrónicos por parte dos cidadãos, dado que…

…apesar da imensa disponibilização de serviços online ao longo dos anos pela Administração Pública, os níveis de utilização são bastante baixos. Em 2018, foram pedidas 750 mil revalidações de cartas de condução, mas menos de 10% foram por via eletrónica. O mesmo se passou com os pedidos de registo criminal: houve quase um milhão de pedidos em 2018, mas pouco mais de 6% foram feitos online…

O novo portal, garante Goes Pinheiro, dá acesso “de forma mais intuitiva e fácil de ler” a mais de 1.200 serviços disponíveis para os cidadãos e 1.300 para empresas“.

No ePortugal é possível encontrar:

Goes Pinheiro referiu ainda que será possível…

…pedir senhas para os serviços que são prestados nas lojas do cidadão e acompanhar as filas de espera. Quer a partir do telemóvel ou do computador de secretária, é possível marcar um serviço ou tirar senha para um serviço e ir acompanhando para programar a deslocação à loja do cidadão

A AMA é a entidade responsável pelo desenvolvimento, gestão e manutenção do portal ePortugal, articulando-se com os diversos organismos da Administração Pública para recolha, edição e publicação dos conteúdos fornecidos por estes.

ePortugal

Exit mobile version