Durante o lançamento da nova versão da suite de segurança Norton Internet Security 2011, no passado dia 12 em Lisboa, tive a oportunidade de entrevistar Javier Ildefonso, Director de Marketing e também Angela Morollo, Manager Consumer Public Relations, ambos representantes da Symantec Ibérica, para esclarecer alguns pontos acerca da apresentação do novo produto.
Estratégias de mercado, a recente aquisição da Verisign por parte da empresa e ainda o aumento de desempenho do Norton contra a má-fama que este tem adquirido nos últimos anos, foram alguns dos assuntos abordados nesta entrevista.
Pplware – Ana Narciso (A. Narciso): Quais os principais desafios de negócio e objectivos da Symantec para Portugal?
Director de Marketing – Javier Ildefonso (J. Ildefonso): Que todas as pessoas que utilizam um computador estejam protegidas pelo Norton – é este o nosso objectivo, 100% do mercado.
A. Narciso: Mas possuem algumas estratégias específicas para o nosso país?
J. Ildefonso: Não, mas temos uma estratégia geral que é idêntica em todas as regiões, mas é claro, em termos de preços e promoção dos produtos tratamos cada região individualmente.
A. Narciso: Actualmente, que novas parcerias possui a Symantec?
J. Ildefonso: De momento, nenhuma novidade. No entanto, temos acordos com empresas como a HP, embora estejamos agora a trabalhar para abraçar novos desafios, não só aqui em Portugal mas também em Espanha, junto dos fornecedores locais que fabricam e vendem os seus póprios computadores.
A. Narciso: A Symantec adquiriu recentemente a Verisign (ver o novo logotipo). Está para sair algum novo produto utilizando a tecnologia adquirida?
J. Ildefonso: (Risos) Hum… sim. A missão da Symantec é proteger as pessoas, independentemente do dispositivo utilizado. A aquisição da Verisign significa que, se se ligar a partir do portátil do seu amigo ou mesmo do seu computador já tem alguma protecção, usando por exemplo SSL. Ou seja, o nosso objectivo é permitir a protecção de qualquer pessoa e qualquer dispositivo que esta utilize, independentemente da sua localização.
A. Narciso: Mas por agora, trata-se apenas de uma ideia, certo?
Manager Consumer Public Relations – Angela Morollo (A. Morollo): Bem, poderá ser a adição de uma nova camada de protecção para o utilizador comum ou empresarial. É importante referir que a Symantec nunca adquire empresas da concorrência, mas sim empresas que possam adicionar valor e tecnologia aos nossos produtos.
“Em 2007 investimos mais de 2 milhões de homens-hora só em desempenho.” Javier Ildefonso, Director de Marketing da Symantec ibérica.
“Há 3 anos atrás o nosso produto foi re-escrito em 85% do código. Foi praticamente deitá-lo fora e pensar tudo de novo.” Angela Morollo, Manager Consumer Public Relations, Symantec Italy and Iberica
A. Narciso: Há pouco falou em diversas camadas de segurança, mas essas camadas adicionam complexidade ao produto. É sabido que o Norton era famoso por ser muito pesado, um autêntico devorador de recursos. Como é que a Symantec conseguiu este enorme aumento do desempenho?
J. Ildefonso: Lembro-me que em 2006 tínhamos um Norton realmente pesado e nessa altura decidimos investir imensos recursos – pessoas, dinheiro e tempo – para resolver este problema. Em 2007 investimos mais de 2 milhões de homens-hora só em desempenho e todos os anos é esse o novo objectivo: desempenho, desempenho e mais desempenho, segurança, segurança e mais segurança.
A. Morollo: Há 3 anos atrás o nosso produto foi re-escrito em 85% do código. Foi praticamente deitá-lo fora e pensar tudo de novo, incluindo funcionalidades que temos testado internamente nos últimos 4 anos, pois investimos muito na área de investigação.
A. Narciso: Depois desta apresentação e entrevista, sinto-me tentada a dar uma nova oportunidade ao Norton. Obrigada mais uma vez pela vossa disponibilidade.
O PPLWARE gostaria de agradecer desde já a Sara Filipe, representante da Symantec, a oportunidade de entrevistar os representantes ibéricos da Symantec.
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